Chicago Typewriter [K-Drama]


Esta é mais uma resenha daquelas que eu nem sei por onde começar... Chicago Typewriter foi, sem sombra de dúvidas, um dos meus queridinhos do ano e se fosse fazer uma retrospectiva dos melhores de 2017, ele estaria na lista. Vou tentar ao máximo comentar o porquê deste dorama ser tão maravilhoso, e espero que após esta resenha vocês decidam conferir esta trama.


Sinopse: Escritores que viveram durante a ocupação da Coreia pelos japoneses nos anos 1930 reencarnaram como Han Se Joo, um autor de de best-seller que está deprimido e tem um bloqueio de escritor; Yoo Jin Oh, um misterioso escritor fantasma; e Jeon Seol, uma anti fã do superestimado Han Se Joo.
Gênero: Comédia, Amizade, Mistério, Romance, Sobrenatural, Drama, Fantasia
Nº de Episódios: 16
Ano: 2017
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online), Fighting Fansub (download/online), Viki (online), DramaFever (online)

Confesso que ao ver os teasers do dorama não tinha decidido adicioná-lo na lista, tampouco acompanhá-lo semanalmente, porém após uma forte indicação da minha parceira Rê do Portal Doramas (@portaldoramas), eis que decidi dar uma chance a este título e pronto, foi o bastante para eu simplesmente me encantar por ele. Como uma resenha costumeira não estaria à altura deste dorama, eis que citarei no post todas as razões pelas quais vocês que ainda não o assistiram deveriam ir imediatamente fazer isso.

1) Enredo original com pitada de mistério: Oscilando entre 1930 e a época atual (2017).

O enredo de Chicago Typewriter foca neste trio aqui: Han Se Joo, Yoo Jin Oh e Jeon Seol, mais precisamente na reencarnação deles e a trama é contada a partir de duas épocas, em 1930 quando a Coreia estava ocupada pelos japoneses, totalmente dependente deste outro país e no nosso ano atual, um país moderno e independente. Seguimos o desenrolar da mesma a partir do escritor Han Se Joo, o qual é conhecido por ser um autor de best-sellers até que um certo evento causa nele um bloqueio, e ele começa a ter problemas para escrever. Sua alternativa para sair deste problema, pois o bloqueio surge no momento em que acaba de lançar um novo romance, é contratar um escritor fantasma, escritor este que escreveria para ele por dinheiro, mas sem revelar este ato para a mídia. Se Joo não concorda com esta alternativa imposta por seu empresário, porém ele não imaginava que este escritor fantasma era justamente alguém que está ligado ao seu passado na outra vida, quando vivia em 1930. Este escritor fantasma chama-se Yoo Jin Oh e começa a ficar sempre na cola do Se Joo, ele tem seus próprios motivos para isto e após uma descoberta  surpreendente para o Se Joo, ele não tem outro jeito a não ser aceitar a presença do Jin Oh em sua vida. Só vendo o dorama vocês saberão que descoberta é esta! hahah' Esta descoberta sobre quem é o Jin Oh é muito importante para o desenrolar da trama e é um dos pontos principais sobre como o que aconteceu em 1930 ainda está ligado às reencarnações destes personagens, então foquem neste ponto e façam suas teorias. Basicamente, temos um escritor famoso passando por um bloqueio, recebendo a ajuda oculta de outro escritor e uma fã, aí que entra a Jeol Seol, incondicionalmente apaixonada por seu escritor preferido. Estes três têm uma antiga história juntos e os segredos, mistérios e acontecimentos de 1930 refletem agora no presente deles, agora eles precisam descobrir as tragédias que lhe aconteceram para evitar que as mesmas aconteçam neste presente.
***

Esta é a premissa da trama e o desenrolar da mesma não deixa a desejar, à medida que os episódios se passam vamos descobrindo mais sobre o passado deste trio, o que aconteceu em 1930 e como isto os marcara até o presente. Os personagens vão adquirindo fragmentos de seus passados, relembrando alguns momentos específicos, eventos muito importantes para eles a ponto de conseguirem ficar na memória mesmo após a reencarnação, então passam a crer que lembrar de tudo isto deve ter um motivo muito específico, importante. Não posso comentar muito detalhadamente pois isto seria spoiler e o dorama por si só, bem como a sinopse oficial liberada guardava os mistérios e segredos nos fazendo pensar que a trama se trataria de uma comédia romântica comum, o que não aconteceu. A surpresa de achar que Chicago Typewriter é algo e acabar percebendo que trata-se de algo completamente diferente é o presente que você ganha ao assistir esse dorama, apenas surpreendam-se!

- Oscilando entre as épocas... Que fotografia! *-----*

Comecei a acompanhar o dorama quando o mesmo já estava no episódio 6 e antes disso ao ver imagens no twitter achava que tratava-se de um drama de época, mas não, temos duas épocas retratadas e muito bem intercaladas entre si, o que faz a trama ser ainda melhor. Eu, particularmente, gosto muito de tramas que se passam em 1930, nem sei exatamente o porquê mas curto bastante, então este título me agradou mais ainda por causa deste motivo.
Podemos nos deliciar com a maravilhosa fotografia do drama, os figurinos e cenários de 1930, bem como curtir os personagens esbanjando charme com suas roupas típicas desta década, destaque para o Yoo Ah In que me matava quando estava caracterizado com aquelas roupas e aquele cabelinho... Mas isto falarei mais em outro tópico... Enfim, a trama é contada a partir das duas épocas e ao desenrolar da mesma vamos entendendo como tudo está ligado, e o fato de oscilarem contando como era a vida dos personagens em 1930 e como as de suas reencarnações são tornou-se um dos pontos mais memoráveis do título.
É aquele diferencial maravilhoso que torna a trama original e mostra o quanto a mesma foi bem construída do início ao fim, tudo se encaixou perfeitamente no final, concretizando mais um excelente enredo do Jin Soo Wan. Sabem que ele é?? O mesmo autor de Kill Me, Heal Me! Agora me digam como não se sentir orgulhosa desse cara?!

2) Protagonistas: Um Trio Inesquecível!!

O trio inesquecível é formado pelo Escritor Se Joo que na vida passada chamava-se Hwi Young, a fã Jeon Seol que se intitulava Soo Hyun e por fim, o Jin Oh que antigamente chamava-se Yul. Os três são o ponto chave da trama e a mesma desenrola-se a partir da ligação que há entre eles, a relação que perdurou do passado até o presente. O mais legal é que as personalidade deles no passado são praticamente as mesmas que as de suas reencarnações e isto fazia o telespectador enxergar de uma maneira mais completa como cada um era, relacionando-se mais profundamente com cada um.

Han Se Joo - Hwi Young (Yoo Ah In): Escritor Convencido

Impossível conferir o drama e não sentir uma raivinha inicial do Se Joo justamente pela personalidade convencida dele, sinceramente no início o achei por vezes arrogante e demorei um pouco para gostar do prota. Porém, aos poucos comecei a cair de amores por ele, compreendendo que era justamente esse seu lado convencido que o fazia ser tão apaixonante, o típico protagonista que tem aquele ar de "sou melhor que você!" e consegue mesmo assim, nos encantar a partir de suas ações posteriores.
Se Joo começou a escrever quando jovem e foi criado pelo seu professor Baek Do Ha e sua esposa, dividindo as atenções com o filho dos dois, o Baek Tae Min. Na verdade, o seu professor e ele tem uma certa relação, a qual irrita a esposa dele e complica o relacionamento com o Tae Min futuramente. Por ser um escritor talentoso, Se Joo acabou recebendo uma atenção do Do Ha e isto irritava a esposa ciumenta dele e deixava o Tae Min enciumado também, complicando a relação entre todos. Então, Se Joo sai de casa e constrói sua carreira como escritor a partir de seus próprios esforços, firmando-se como uma talentoso e bem-sucedido escritor, notoriamente superior ao Tae Min.
Mesmo após anos, Tae Min e Se Joo não conseguem entender-se e sempre que se encontram surge aquela hostilidade no ar, uma relação complicada e que será um ponto significativo no desenrolar da trama. Se Joo foi um personagem que me conquistou aos poucos, primeiro me acostumei ao jeito convencido do rapaz e depois às seus modos não tão humildes, mas após eu me adaptar ao personagem, percebi o quanto ele era apaixonante.
Foi a primeira vez que tive um contato maior com o Ah In - sou A louca que não ainda não conferiu seus trabalhos antigos e de grande sucesso! - e apenas por Chicago Typewriter concluo que ele é um ator maravilhoso, em nenhum momento consegui diferenciar quem era o Ah In e quem era o Se Joo, era como se eles fossem simplesmente a mesma pessoa. E claro, deixo aqui registrado o quanto AMEI ver Ah In nessas roupinhas de 1930, ele ficava LINDO DEMAIS!

Jeon Seol - Soo Hyun (Im Soo Jung): Fã Fiel!

Já nossa protagonista feminina conseguiu me cativar de primeira! Jeon Seol é uma jovem que passou por grandes mudanças na vida, quase seguiu na carreira esportista podendo tornar-se uma campeã de tiro ao alvo - W, é você?? - , porém desistiu disso e cursou a faculdade veterinária. O principal motivo por trás desta desistência é o fato da Seol lembrar um pouco de sua vida passada, lembrar especificamente de ter atirado em alguém e isto a perseguir de tal forma que ela decide desistir do esporte.
Sua mãe a abandonara com uma amiga xamã e desde então, ela não tem notícias da mesma, o motivo é desconhecido e isso tornou-se uma mágoa na vida da moça. Porém, ela não deixa transparecer a tristeza e sempre mantém um lado positivo. Inicialmente, ela trabalha como garota de entregas e por causa de uma entrega específica, uma máquina de escrever, acaba indo parar na residência de seu escritor preferido, o Han Se Joo.
É lá que ela o conhece e demonstra o lado fã, sendo tratada de maneira não muito cordial, e por causa de outros motivos, ambos continuam a se encontrar e se "estranhar". Eis que a Seol aceita um pedido de uma amiga e começa a trabalhar numa Clínica Veterinária, lá conhece o Escritor Baek Tae Min e surge uma relação de amizade entre eles. Seol foi do início ao fim uma prota carismática, tinha uma personalidade um tanto quanto comum às protas de doramas mas ao mesmo tempo, tinha aquele diferencial, sabia ser dependente do mocinho mas também, agir em prol do mesmo quando necessário.

Yoo Jin Oh - Yul  (Go Kyung Pyo): Escritor Fantasma.

Jin Oh foi a grande surpresa da trama e uma das que mais gostei. O personagem surge quando o Se Joo precisa de um escritor fantasma, um escritor que escreve para outro mas sem receber os créditos por isso, ganhando dinheiro em troca do trabalho. Jin Oh surge quando Se Joo mais precisa e devido às circunstâncias, acaba por ser a única alternativa disponível para o mesmo, então firma-se na vida do Se Joo, escrevendo o romance junto com ele. Os dois escrevem o romance intitulado Chicago Typewriter e sem nem perceber, Se Joo está escrevendo na verdade a história de seu passado, de sua vida antes da reencarnação e o fato do Jin Oh saber tantos detalhes sobre tudo o que acontecera é um grande mistério a ser desvendado.
Então, Se Joo descobre quem é o Jin Oh e o porquê dele estar tão interessado neste romance, e a partir daí, os desdobramentos ficam mais interessantes e significativos para o desfecho da trama. Jin Oh foi um personagem encantador, totalmente gentil, amável, carinhoso, educado, são muitos elogios que eu poderia dar a ele, o moço era tão maravilhoso que nem parecia real. Eu, simplesmente, AMEI este ser e sofri com ele em vários momentos justamente porque me apeguei à ele e vê-lo triste, me deixava muito mal. Kyung Pyo nunca fora um ator que eu desse muita bola, mesmo quando o vi em Jealousy Incarnate, - talvez eu traga resenha desse dorama futuramente - apesar de ter gostado de seu personagem lá, ainda não o considerava um ator que me arrebatasse em suas cenas, o que mudou aqui neste título. Creio que o enredo do drama contribuiu para isso.

- A relação destes três! <3 </3

Só de pensar em como escrever sobre este trio fico emotiva, afinal a relação entre Se Joo, Seo e Jin Oh tornou-se um dos pontos que mais gostei neste dorama, e o principal motivo de eu ter amado tanto esta história. Os três eram amigos em 1930,  lá eles traziam nas costas o desejo de tornar o país independente do Japão, jovens sonhadores que gastavam seus dias sonhando com a independência, sonhando com a liberdade de seu povo. Estes três viveram aventuras, buscando conquistar seus ideais e no decorrer de tudo isso, acabaram tornando-se amigos, uma família, até que torna-se perceptível que os garotos presentes estão apaixonados pela mocinha.
Mas até mesmo a maneira de abordagem do triângulo amoroso foi totalmente original e muito, muito emocionante, é aquele tipo de triângulo que você adota, fica sem saber o que fazer com o ship, e ao mesmo tempo, shippa loucamente todos os possíveis casais. É difícil descrever em palavras como este trio e sua relação são incríveis, como o desenvolvimento do enredo fez esta relação ficar tão genuína, é simplesmente, mágico. A amizade entre eles no passado era linda de se ver, a maneira como suas vidas nesta reencarnação foram se ligando foi mais lindo ainda de acompanhar, foi simplesmente emocionante.

3) Ma Bang Jin (Yang Jin Sung): Mais carismática não há! *.*

Sinceramente, não dá para ignorar a Bang Jin. Ela é a melhor amiga da Seol, filha da xamã que cuida da moça desde que a mãe dela fora embora, e desde então as duas tornaram-se amigas, praticamente irmãs. Bang Jin não tem AQUELE destaque, uma pena, mas conseguiu ganhar um lugar no meu coração tamanho o carisma que esbanjava sempre que aparecia. A mocinha acaba interessando-se pelo Jin Oh, vendo-o ser tão gentil e educado, ela percebe que ele é tudo com que sempre sonhou, e começa a nutrir um sentimento por ele. Confesso que shippei momentaneamente os dois e se não fossem motivos óbvios - quem assistiu o dorama sabe do que estou falando - teria insistindo neste romance até o fim.

4) Escritor Baek Tae Min (Kwak Shi Yang): Aquele vilão que a gente odeia, mas nem tanto...

Não sei vocês mas mesmo detestando as atitudes do Tae Min em diversos momentos da trama, não o odiei completamente, não sei explicar exatamente mas acabei sendo cativada por esta criatura. Em parte creio que o fato do Shi Yang interpretá-lo tornou meu trabalho de odiar o personagem mais difícil, gosto muito da atuação do ator... E por outro lado, já vi vilões muito piores. Tae Min foi apenas resultado de uma vida inteira de complexo de inferioridade, ele sempre sentiu-se inferior ao Se Joo, como se não fosse tão bom e ao tentar provar que era bom o suficiente acabou se perdendo, perdendo quem era. Ele foi uma vítima de seus próprios ciúmes, um pouco de inveja e de uma inferioridade constante, tudo isso fez o Tae Min tornar-se o vilão que vimos. Uma pessoa incapaz de frear suas próprias ações chegando a machucar o outro e não medindo as consequências de seus atos, não conseguindo perceber quando era necessário parar, tampouco reconhecer seus próprios erros. Admito que de certo modo, senti pena do personagem, de como ele foi se perdendo ao decorrer da trama, mostrando que um ser humano pode acabar deixando o que há de mal em si se sobressair. Ele tinha um toque realístico pois o ser humano é muito facilmente corrompido por seus próprios pensamentos negativos, e o personagem demonstrou isso. Justamente pela abordagem do personagem, de como ele fora bem construído e do fato de ser um vilão com certo diferencial, considero ele um dos motivos para ver a trama.

5) Romance: Se Joo & Seol: Shippei! *.*

E outro ponto que me cativou totalmente foi o romance entre a Seol e o Se Joo, tanto no passado quanto no presente. A relação deles em 1930 era totalmente diferente devido às circunstâncias em que se encontravam, entretanto ficou claro que tinha algo acontecendo entre os dois, um sentimento que surgiu e que permaneceu forte até mesmo após a reencarnação deles. No presente, os dois voltam a se encontrar e inicialmente não tem as lembranças de suas vidas passadas, mas parece que o destino insiste em fazer os dois encontrar-se e por causa das situações que vão surgindo, Se Joo desconfia da Seol, chegando até a achar que ela é uma stalker, o que causa discussões.
Porém, é justamente por causa desses encontros e das "brigas" dos dois que eles vão tornando-se próximos e a Seol acaba ajudando o Se Joo em muitos momentos, até que eles acabam por fim, se dando bem. A Seol era fã do Se Joo e gostava muito dele, e como toda fã, criou toda uma imagem de como  Se Joo é, o que morre por terra quando ela passa a conhecê-lo verdadeiramente. Mas nem tudo é mentira, nem tudo que ela pensou sobre ele provou-se fantasioso, pois o Se Joo acaba por ser mais parecido com a pessoa que ela imaginou que ele era.
Eu TORCI MUITO por estes dois, principalmente porque era um romance que merecia vingar após tantos anos, após ter sido impossibilitado em 1930 e ficado como último plano para os personagens devido ao momento da história que eles enfrentavam. Então, quando eles começaram a lembrar de seu passado, do que sentiam um pelo outro, de como se amaram, eu apenas torci loucamente para que se entregassem à esse romance e que pudessem vivê-lo agora, que fossem felizes.
Afinal, um amor que resistira ao tempo de uma maneira como essa, sobrevivendo à uma reencarnação, tinha que acontecer de alguma forma, tinha que se concretizar, não é mesmo?! Eu, apenas, shippei muito esses dois!

6) Final: MARAVILHOSOO

QUE FINAL FOI ESSE?!?! Gente sério, eu simplesmente não tenho palavras para descrever o quanto me emocionei com o último episódio deste dorama, eu simplesmente AMEI. O último final que mexeu assim comigo foi o de Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo, mas Chicago Typewriter conseguiu um final melhor, mais redondinho e justo. No penúltimo episódio, na última cena, meu coração ficou despedaçado e segurei as lágrimas tamanha a emoção que senti naquele momento, tudo fez sentido, mas mesmo assim, não deixei de ficar comovida e triste com aquele desfecho. Porém, no último episódio quando os últimos mistérios foram solucionados, tudo fez mais sentido e mesmo ainda estando triste com o que de fato ocorrera em 1930, foi possível aceitar o final do drama justamente por ser tão bem feito, selando perfeitamente toda a história contada até então. Fiquei com medo do que aconteceria com certo personagem, mas o autor conseguiu encontrar uma maneira de dá-lo um final justo e como presente, o telespectador ganhou uma cena maravilhosa. Me emocionei muito nela. Sinceramente, os dois últimos episódios são emocionantes e LINDOS de se ver, AMEI cada segundo, e ao final deste dorama, me senti totalmente satisfeita, satisfeita por ter acompanhado cada segundo e principalmente, por ter conferido uma história tão maravilhosa quanto esta.

7) Considerações Finais: Tudo / COM DETALHES / que me fez AMAR Chicago Typewriter.

ALERTA DE SPOILERS: SÓ LEIA TODO ESTE TÓPICO SE ASSISTIU AO DORAMA OU SE NÃO LIGA PARA SPOILERS // TEM MUITO SPOILER AQUI // EU AVISEI!...

Eu realmente queria conseguir escrever este post sem spoilers porém ao iniciá-lo percebi que não conseguiria pois as emoções que senti graças a esse drama estão ligadas às revelações e desfecho do mesmo, por isso, não posso deixar de comentar detalhadamente tudo isto. Primeiro de tudo, o fato do Jin Oh ser na verdade um fantasma ligado à máquina de escrever e não outra reencarnação foi uma das revelações mais interessantes da trama, confesso que desconfiei em certo ponto dos primeiros episódios e fiquei feliz de ver minha teoria se concretizar. Eis que o moço torna-se literalmente o escritor fantasma do Han Se Joo, e aos poucos os dois começam a tornar-se próximos, relembrando a antiga amizade entre o Jin Oh e a vida passada do Se Joo. Mas temos também a Seol, a qual também reencarnara mas fazia parte do trio na vida passada, e por ela, o Jin Oh nutria sentimentos. Como não morrer de dó do fantasminha que ainda estava apaixonado pela mocinha aqui?? O que ele sentia pela Soo Hyun que acabou por transferir-se para a Seol era genuíno, sincero e admirável. Era um sentimento tão puro que eu me comovi e até que torci por ele em certo momento, - quando esquecia do quanto queria ver Seol e Se Joo juntos - mesmo que não tivesse lógica para este romance. Impossível não sofrer com o Jin Oh, além deste romance impossível, ele ficara 80 anos ligado à máquina de escrever, até que pudesse encontrar as reencarnações de seus antigos amigos e assim, descobrir o que o prendia na terra, impedindo-o de seguir para outro plano...
Quando os três começam a relacionar-se revivendo aquela amizade que fora tão importante para todos, fiquei mais emotiva ainda, afinal queria logo saber o que tinha acontecido com eles, por que tinham morrido e qual tragédia estava ligada à este trio, o que era tão trágico que fora capaz de permanecer na mente deles mesmo após a reencarnação??? Quando finalmente o motivo se revelou fiquei MEGA TRISTE, tudo que acontecera com eles, o modo como foram colocados à prova, como o Yul teve que tomar uma difícil decisão e isto fora o estopim para a tragédia... Isso me comoveu bastante. Não culpo o Yul pela morte do Hwi Young, foi uma escolha do próprio Hwi mas justamente pela escolha do Yul em proteger a Soo Hyun, o Hwi Young acabou decidindo morrer. E como a Soo Hyun não conseguiu perdoar o Yul por isto, ela decidira encerrar a vida dele. Aí descobrimos o porquê do Yul ter ficado 80 anos preso na máquina de escrever, tudo para poder desculpar-se, e sério gente, como fazer para o coração não doer?? Meu coração já não estava bem neste momento e com aquela cena no último episódio, na qual o Yul volta para o romance Chicago Typewriter selando-se nele, reencontrando seus amigos, aquilo foi o bastante para acabar com meu psicológico já abalado. Porém, esta foi a maneira mais linda que o autor encontrou para dar um fim justo para o fantasminha que aprendemos a amar e fiquei satisfeita com isso.
Além de tudo isto, o drama inteiro retrata a luta dos jovens pela liberdade de um país e o último episódio nos deu uma amostra de como eram essas lutas, de como era buscar a independência de um povo. Quantas pessoas se sacrificaram por esta tão sonhada independência??? Chicago Typewriter mostrou as lutas pelos ideais, pela liberdade, pelo direito de não ser submisso à outro país e nos faz pensar no que temos hoje, pois o que temos agora é o resultado das lutas e sacrifícios de pessoas como Hwi Young, Soo Hyun e Yul, jovens, adultos, que sacrificaram-se pelo futuro de um país. E é a estes jovens a quem devemos agradecer, não apenas tratando-se de Coreia, mas também, do nosso país e de todos os outros que hoje são independentes, que alcançaram sua liberdade.

FIM DE SPOILERS

8) OST: PERFEITAAA!

A OST deste dorama é MARAVILHOSA e sinceramente, é impossível não amá-la. Três faixas me encantaram e sempre me farão lembrar do dorama quando eu ouvi-las, deixarei elas abaixo, okay?! Como já escrevi demais, encerro o post aqui e se vocês ainda não viram Chicago Typewriter, recomendo fortemente que deem uma chance à este dorama. Agradeço MUITO á recomendação da Renata do Portal Doramas (@PortalDoramas) que me permitiu embarcar num enredo tão maravilhoso como este. Comentem aí o que acharam do drama pois preciso saber se amaram este título tanto quanto eu! Agora, ficaram as saudades deste trio... P.S.: O ~KPOPANDO do mês passado irá sair, aguardem pacientemente!...

Satellite - Saltnpaper - A minha preferida!! Grudou na minha playlist!



Blooming Memories - Baek Ye Rin - Essa músicaaa... *.*



Writing Our Stories - SG Wannabe - O vídeo pode conter spoilers!



4 comentários:

  1. Eu amei esse drama. Quando eu começei a assistir já estava na 3º ou 4º semana de transmição e só começei pela primicia do personagem ser escritor, uma tema que eu ainda não tinha visto. E logo nos primeiros episodios eu já tinha me apaixonado pela historia.
    Impossivel não se comover com os ultimos episodios, nossa chorei horrores, sou mega manteiga derretida e o escritor ainda faz isso, não há coração que aguente.
    Com certeza um dos melhores dramas de 2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! hahaha' <3
      Ah verdade, esse tema não é tão visto, mas se quiser outro com prota escritor, aconselho MUITO que tu veja It's Okay, That's Love.^^
      Impossível mesmo! Eu fiquei abalada, até hoje quando lembro, me emociono... Não há mesmo! hahah'
      Um dos melhores mesmo, se eu fizer Retrospectiva, ele estará na lista com certeza.
      Obrigada pelo comentário Arina, é sempre ótimo lê-los! <3

      Excluir
  2. Eu simplesmente AMEII ESSE DRAMAAAAAA, MDS NÃO SEI OQ FAÇO DA MINHA VIDA AGORA, Uma história muito bem elaborada... Mais Pode me responder uma coisa? No final ficou uma duvida, OQUE AQUILO? O Jin Oh Estava no futuro o drama todo? To com uma pluga na orelha.
    Ops...amo seu blog❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo PERFEITAMENTE! Eu AMEI este dorama! O Jin Oh estava preso à máquina e quando a encontraram e mexeram nela, ele ficou livre no presente. Pelo que eu entendo, o Jin Oh volta para o romance Chicago Typewriter selando-se nele e assim, reencontrando seus amigos. *---*
      Ai sério? Muito obrigada por amar este cantinho! Volte sempre! ♥

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo