Criminal Minds [K-Drama]


A resenha de hoje é de um dos doramas que eu mais ansiava ver neste segundo semestre, porém não foi tudo aquilo que eu esperava e demorei mais do que o normal para finalizá-lo. Perdi o interesse no título quando o mesmo estava prestes à entrar em sua reta final, e pretendo neste post comentar o porquê disso, mas claro, abordar também o que curti em Criminal Minds que, de modo geral, foi um bom dorama.


Sinopse: Remake coreano da série americana Criminal Minds.
Gênero: Ação, Mistério, Investigação, Drama, Detetive
Nº de Episódios: 20
Ano: 2017
Onde Encontrar: Kingdom Fansubs (download/online), Urameshi Downs (download/online), Subarashiis Fansub (download/online)Fighting Fansub (download/online), DramasKFan (online/download)

- Enredo

Antes de tudo, deixo claro aqui que minha opinião é restrita ao dorama pois nunca assisti a série americana Criminal Minds, na qual o dorama foi baseado, então não posso comparar ambas, apenas opinar sobre o que conferi na versão coreana. Pois bem, o enredo de Criminal Minds foca em uma equipe do NCI - Investigação Nacional de Criminalidade, uma espécie de departamento policial que tem como objetivo investigar casos de assassinatos em série, encontrando os serial killers e esclarecendo os motivos por trás de tais atos monstruosos por partes desses assassinos. Comentarei detalhadamente sobre esta equipe posteriormente, por agora, irei me ater apenas ao enredo. Então, basicamente é isso, uma equipe de detetives/ investigadores/ que buscam capturar assassinos e estudam suas mentes, montando um perfil do criminoso em questão. A trama divide-se retratando casos, e seu próprio formato foge dos doramas que costumamos ver, seguindo o estilo americano, no qual cada episódio retrata um caso diferente, sem ligação com os anteriores contados. Sinceramente, isso serve para séries americanas e precisa ser deixado lá, prefiro meus doramas onde cada caso te prepara para algo maior lá na reta final e tem certo motivo para ser mostrado, para que assim o enredo chegue ao seu clímax com devida base a partir do que foi contado anteriormente, exemplo disso, foram os doramas maravilhosos, Tunnel e Voice. Além de que, um dos pontos negativos neste dorama com certeza, foi a diminuição do ritmo na reta final, a qual, ao menos para mim, ficou um pouco maçante e não me empolgou nem um pouco. Alguns casos foram realmente interessantes, e até me deixaram comovida devido ao que os personagens precisavam enfrentar ao estar em tais situações, porém isso não se manteve em todos os episódios. Talvez uma quantidade menor de episódios resolvesse o problema. E claro, o fato de eu ter altas expectativas desde os anúncios sobre o elenco foi uma parte importante, afinal esperar muito por algo pode ser um tiro daqueles que saem pela culatra e isto foi o que aconteceu. Esperei demais e fiquei um pouco decepcionada. No geral, Criminal Minds é um dorama legal, mas deixo claro, é uma trama investigativa que segue um formato diferente do que estamos acostumados a ver em doramas, tem um estilo de série americana e se você não se importa com isso, deve dar uma chance à ele. Caso decida assistir, não crie expectativas, assim poderá ser surpreendido!

- Equipe do NCI

Kim Hyun Joon (Lee Joon Gi)

Um dos motivos que me fizeram colocar este dorama na lista dos que iria acompanhar na temporada foi justamente a presença do nosso querido, Lee Joon Gi. O moço é um dos atores preferidos da nação dorameira, e desde Two Weeks, ele me conquistou completamente, e nem vou citar o quanto surtei com ele em Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo  viu?! Pois bem, a atuação do nosso amado Joon Gi está maravilhosa, afinal não tinha como ser diferente pois o cara é rei mesmo, porém achei realmente uma pena eu ter desanimado com o enredo, o que afetou meu sentimento em relação ao personagem dele. Hyun Joon é um policial que inicialmente é parte de um Esquadrão Especial da polícia, o qual lida com ataques terroristas.
Em certo evento, ele acaba perdendo sua equipe, em especial um grande amigo que também fazia parte do Esquadrão, a partir daí, cria certo receio em relação ao Kang Ki Kyung -comentarei sobre ele abaixo! - que estava presente no "local" e tem, segundo o Hyun Joon, responsabilidade no acontecido. Posteriormente, ele se junta à equipe do NCI, auxiliando nas investigações e montando perfis de criminosos, contribuindo significativamente para a mesma.
Hyun Joo também parece ter certo envolvimento em um caso antigo que está ligado à outra personagem da equipe, a Ha Sun Woo, então como podem ver, inicialmente temos notoriamente uma certa ligação entre alguns personagens, a qual será abordada futuramente. Nosso protagonista é um mocinho típico de tramas como essa, não aguenta ver injustiça, faz o seu possível para resgatar a vítima e sente-se na obrigação de pegar o culpado.
Confesso que a própria personalidade do personagem me foi comum, não consegui me apegar realmente à ele, e nem sei o porquê... Enfim, Hyun Joon é um personagem interessante, de certo modo, mas que sinceramente, se não fosse interpretado pelo Joon Gi, eu nem ligaria para ele... Ah! Deixo aqui registrado: O que era Lee Joon Gi fardado?! SOCORRO!

Kang Ki Kyung (Son Hyun Joo)

Ki Kyung é o Chefe da Equipe do NCI. Um homem responsável, possuidor de uma família linda e notoriamente ama sua esposa e filho, bem como sua profissão. Ele é um perito quando se trata de montar o perfil de determinado criminoso, sempre atento aos mínimos detalhes e as pistas deixadas pelo assassino. De todos os personagens, este foi um dos meus preferidos justamente por ser tão humano, o personagem trazia um sentimento de realidade consigo, e declaro que ele foi um dos mais bem construídos do enredo. Mesmo quando enfrentou uma grande tragédia, demonstrou quão realista era, um ser humano que em meio ao sofrimento se agarra ao que sempre acreditou para poder superar e seguir em frente.
Sobre a relação inicial dele com o Hyun Joo, eu achava que teríamos um desenvolvimento melhor, apesar de estar na cara que Ki Kyung não era o responsável por tal acontecimento, de certo modo, Hyun Joo aparentava ter mágoa dele por causa do acontecido, e simplesmente resolveram isso rapidinho. Não sei vocês, mas eu esperava mais do desenvolvimento dessa relação, só eu que pensei assim? Me digam aí, sei lá, fiquei com aquele sentimento de que a abordagem sobre os dois e o acontecimento em questão poderia ter sido melhor trabalhada... No geral, Kang foi simplesmente o Chefão mesmo, sendo um mentor/chefe/amigo/ de sua equipe, um personagem realmente interessante e bem trabalhado durante toda a trama.

Ha Sun Woo (Moon Chae Won)

Chae Won é outra atriz que amo conferir em doramas, basta ela estar no elenco que já considero colocar determinado título na minha lista, porém assim como aconteceu com o Joon Gi, esperava mais da personagem dela aqui. Sun Woo é uma das integrantes da equipe que assumem um papel no "campo", sempre têm aqueles que ficam na parte investigativa e que vão diretamente às cenas e atrás do culpado, pois então, ela é um deles. Porém, confesso que achei a personagem meio apática e fria, acho que a ideia era essa mesmo, mas sério, não curti ver Chae Won sendo assim.
A personagem demonstrava o quanto gostava de sua profissão, que lidar com criminosos lhe permitia salvar vidas e isso a motivava, além de ser determinada, corajosa e incrivelmente habilidosa como policial, mas seu jeito era um tanto quanto sério demais. Eu gostei da atuação da Chae Won, ela é sempre maravilhosa, mas sinceramente, não tem como um ator ser "alguém" que não está no script, então acredito que a personagem prejudicou um pouco a atriz. Foi a personagem que menos me cativou na trama, e achei isso uma pena pois ela era uma das principais e uma das minhas apostas para este enredo. Enfim, comentem aí o que acharam desta personagem, estou curiosa! Agora espero ver Chae Won em uma personagem mais cativante em breve! Por enquanto guardo com carinho na memória as personagens dela em Nice Guy e Good Doctor!

Yoo Min Young (Lee Sun Bin)

Min Young foi uma das personagens mais marcantes. Ela é responsável por ser a porta-voz da Equipe para a Imprensa, sempre atualizando a mesma sobre os casos investigados e controlando o que deve ser divulgado ou não. Min Young é uma personagem com carisma, aquela que conquista o telespectador com seu jeito simples, além do fato de que a personagem esbanja confiança. Não sei vocês, mas eu olhava para Min Young e sentia que poderia confiar nela caso a encontrasse na rua sabem?! Posteriormente, somos apresentados mais profundamente à esta personagem, seu âmbito familiar e isso explica o porquê dela ser tão responsável e determinada a ser uma boa profissional.

Lee Han (Go Yoon)

Lee Han é o nerd do grupo, aquele que tem uma enorme bagagem cultural, científica, filosófica e por aí vai... A parte dele na equipe é mais voltada a ser um apoio inteligente, e não ir diretamente perseguir o criminoso, afinal para isso se tinham o Hyun Joo e a Sun Woo. Mas deixo claro aqui que em Criminal Minds, apesar dos integrantes da equipe terem suas funções definidas, por vezes, eles acabavam contribuindo de formas diferentes. Até mesmo a Min Young e o Lee Han foram à campo, investigar e buscar pistas dos criminosos. Então, voltando a comentar deste personagem, preciso mencionar que também esperava mais dele, pensei que seria um nerd bem cativante, como alguns que vemos por aí, mas ele acabou oscilando entre sério demais e protótipo de nerd bobão... Só eu que senti que os personagens desse dorama poderiam ter sido melhor desenvolvidos ao decorrer da trama??

Na Na Hwang (Yoo Sun)

Na Na é a responsável pela parte tecnológica, sendo hacker quando necessário, sempre auxiliando a equipe de várias formas com seu computador, então como podem perceber, ela tem uma função mais focada no serviço direto da central do NCI, não sendo uma das que vão diretamente ao local de assassinatos. Esta sim foi uma personagem que esbanjou carisma, não tenho muito o que falar da NaNa, a não ser dizer que ela é simplesmente, a NaNa. Sério, esta foi uma das personagens que mais amei em Criminal Minds, ela conseguia ser divertida, meiga, doce, amável, além de extremamente responsável, focada e disposta a ajudar à equipe de todas as formas possíveis. Ela ganhou todo o meu afeto!

Sei que pode parecer que os personagens da trama não me cativaram muito, e na verdade, foi isso mesmo. Mas não desde o início, nos primeiros episódios gostei muito da dinâmica dos personagens e de como eles foram introduzidos, como a equipe foi se apresentando e nos demonstrando quão bem preparada era para ser uma equipe de investigação.
Mas ao decorrer da trama, eu esperava um desenvolvimento melhor, não apenas da relação do Hyun Joo e chefe Kang, mas também do Hyun Joo e a Sun Woo, não um desenvolvimento romântico, mas sim melhor trabalhado já que os dois tinham em comum um caso do passado. O romance não é o foco aqui, e confesso que apesar de sentir falta disso em um dorama, isso não me afetou se tratando de Criminal Minds.

O que me desanimou mesmo além do ritmo, foi o desenvolvimento dos personagens, algo mais profundo que eu esperei ver e não vi, apesar deles terem sido uma boa equipe não me cativaram por completo. Enfim, como eu disse, o meu problema com Criminal Minds foi o fato de criar altíssimas expectativas, as quais prejudicaram o modo como eu encarei a trama. Infelizmente, foi isso que aconteceu e talvez se eu não tivesse ido com tanta sede ao pote, conseguisse aproveitar e gostar mais do dorama em si e ser mais cativada por seus personagens.

- Considerações Finais

O destaque vai para o vilão da trama, o qual mesmo sendo um dos menos impactantes do ano, conseguiu nos dois últimos episódios ser memorável ao dar um PISÃO na equipe do NCI. Sério, o cara esbanjou inteligência e mais do que tudo, como um serial killer age. Deixo aqui registrado meus parabéns ao ator Kim Won Hae que deu vida ao maluco e desestruturado psicologicamente Kim Yeong Chul.

Outro ponto que preciso mencionar é o encerramento da trama. Eu. Esperava. Mais. Olha gente, não estou diminuindo o drama mas achei que ele poderia ter sido bem melhor neste quesito também, afinal os dois últimos episódios trouxeram um ritmo excelente, o qual havia sido perdido em sua reta final. Mas, o encerramento em geral ficou parecendo apressado, como se faltasse tempo para mostrar o futuro dos personagens a partir dali. Tivemos um certo vislumbre mas não achei que foi suficiente, ao menos para mim, deveria ter algo mais. Se pararmos para pensar, Criminal Minds manteve sua estrutura, como se fosse uma série americana do início ao fim, talvez este realmente tenha sido o motivo por trás daquele final não tão redondinho, contrariando o que vemos geralmente em doramas. Os fins dos personagens foram justos, isso admito, porém ainda fiquei com a sensação de que correram demais e que poderiam mostrar melhor o que aconteceria com os personagens a partir daquele momento. Eu queria um final redondinho, podem me julgar! E não é pelo fato de ser um enredo investigativo que não dava para fazer isso, Tunnel tá aí para provar que dá pra fazer isso de forma muito bem feita. Perdoem as comparações, mas realmente não consegui deixar de fazer isso, afinal outras tramas investigativas do ano me deixaram muito mais satisfeitas e ficaram marcadas em minha memória.


Então é isso, digo mais uma vez que Criminal Minds é um dorama legal mas que não me agradou totalmente devido aos motivos citados. Porém, como sempre digo aqui, questão de gosto não se discute, então pode ser que você ame ou desgoste um pouco como eu. Fica a critério do telespectador né?! Apesar de tudo, não me arrependo de ter conferido este título, teve seus altos e baixos a meu ver, casos investigados que me comoveram, emocionaram e preocuparam, outros que simplesmente achei meio zzzz... O elenco foi maravilhoso em sua atuação e apesar de eu esperar mais no quesito desenvolvimento (tanto no sentido do enredo quanto na de relações dos personagens), me contento com o que teve, não é por isso que direi que ele foi extremamente ruim, pois teve coisas boas também. O fato é que criei altas, bem ALTAS, expectativas e não deveria ter feito isso, mas a gente não consegue controlar né?! 

- OST

Se tem algo que eu AMEI com todas as minhas forças neste dorama foi, sem dúvidas, a canção tema principal dele. Deixo abaixo o vídeo e desde já, convido-os a comentar o que acharam deste dorama... Vocês esperavam algo mais? (Assim como eu...) Ou, gostaram da forma como o enredo e personagens foram desenvolvidos? Comentem porque quero muito saber o que acharam. Até mais! :*

Higher Plane- Flowsick feat Davichi - Que música incrível! <3



8 comentários:

  1. Luane (quase minha xará!), ótimo texto, concordo com seu ponto de vista, e lamento muito que eles não tenham aprofundado mais a personalidade dos personagens principais, pois este estilo de série pede isso. Mas enfim, valeu a experiência, e bora seguir a lista de dramas, pq eu só queria congelar o tempo para dar conta de todos os dramas que preciso colocar em dia kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana! Quase xará mesmo! hahah' Obrigada! Pois é, é lamentável que eles não tenham aprofundado. Valeu sim, apesar dos pesares, valeu e vamos sim seguir a lista que tá enooorme! KKKK Eu também, é muito dorama bom para pouco tempo que temos né?! Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  2. Eu me desanimei no meio do drama porque apesar de começar a assistir sabendo que era um drama sobre casos policiais achei que o foco só nisso não me agradou, acho que faltou algo a mais. É muito bem feito mas não é especial e o final de decepcionou :(

    haditablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilhamos da mesma opinião então. Uma pena mesmo que seja assim, afinal tinha tudo para ser O dorama do ano da tvN mas infelizmente, não foi. Nem me fala desse final... Obrigada pela visita, Carolyne. <3

      Excluir
  3. Quem segue a versão americana, na sua opinião vai gostar deste dorama?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, comentei com algumas pessoas no facebook, e elas assistiam a série americana e o dorama, e das que comentaram comigo, também não ficaram satisfeitas com a versão coreana. :/

      Excluir
  4. Olá Luane,
    Cheguei!! kkk
    Então, começamos a assistir esse drama por causa da parceria, mas como gosto de tramas investigativos, criei um pouco de expectativa sim kkk Também achei esse drama tão fora dos padrões coreanos :( Ao passar dos episódios também não pude deixar de começar a me sentir mais apática em relação aos casos e por também esperar algo mais entre a equipe e os assuntos que os envolviam. Também me envolvi e emocionei com alguns casos, como aquele caso das crianças desaparecidas e quando acontece aquela situação com a esposa do Chefe de Equipe, chorei junto. Mas alguns casos passavam tão rápido que nem dava para notar nada direito ou se envolver mais ¬¬
    E o caso principal pelo qual o enredo girava em torno (será que era o caso principal?), pareceu tão esquecido em alguns momentos e achei um pouco exagerado no fim. De repente colocaram tudo que não colocaram antes. Estava até me irritando um pouco que o vilão estava se dando bem até demais. Acho que me acostumei com o ritmo lento, aí eles mudaram de novo kkkk
    Mas como você colocou também não achei que foi ruim, simplesmente pensei que deve ter seguido mais a estrutura da série americana. Pensando assim dá para aproveitar mais a história e se conformar com o fim apressado também ;)
    A Ost foi a melhor parte mesmo! Não sai mais da nossa playlist. Melhor música-tema e que parecia até melhorar o enredo. Até me animo mais só por causa da ost kkk
    Bom, mas concluindo, eu esperava mais sim, mas no geral não foi ruim. É só não começar com muita expectativa de um bom desenvolvimento como vemos em muitos dramas coreanos hehe

    Beijos,
    Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tereza :D

      Bom saber que não fui a única que achei esse dorama fora dos padrões de tramas investigativas da Coreia. hahaha' Pelo jeito você sentiu o mesmo que eu alguns casos realmente nos emocionavam, nos envolviam mais, outros eram meio esquecíveis né?! Achei isso uma pena. :/ Eu acho que era o caso principal sim, mas também concordo que em certos momentos da trama, ele simplesmente foi esquecido. Quando a gente se acostuma com o ritmo do dorama, ele vai lá e páh, muda de novo! hsuahushau'Verdade. Sendo assim, só nos resta nos conformarmos. Hahahah' Eu amei a OST! Ouço até hoje! o/
      Isso mesmo! Esta versão tem que ser iniciada sem qualquer expectativa, melhor ser surpreendida do que decepcionada. Obrigada por mais esta visita. <3

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo