Kleun Cheewit [Lakorn]


E a resenha de hoje é sobre um lakorn (dorama da Tailândia), uma trama perfeita para quem está precisando assistir algo mais diferente do habitual, para sair do mundo dos dramas coreanos. Temos aqui um dorama com pitadas de novela mexicana, e olha essa mistura no "formato" deste título realmente o tornou mais interessante! Já estava na hora de eu resenhar mais um thai-drama né?!


Sinopse: Jeerawat (Jee) é uma atriz e modelo com uma vida familiar complicada. Ela tem um relacionamento conturbado com a mãe e sofre tentativas de abuso de seu padastro. Um dia, ao ser drogada por ele, ela tenta fugir dirigindo e acidentalmente atropela Tiw, a noiva de Sathit, causando a sua morte. Sathit, cego pelo ódio, decide se vingar de Jee destruindo sua carreira e reputação.
Gênero: Romance, Drama, Vingança
Nº de Episódios: 15 (aproximadamente 1h e 45 minutos cada um)
Ano: 2017
Onde Encontrar: Urameshi Downs (download/online); DramasKFan (download/online)

- Enredo: Vingança, "tretas" e ops... Amor.

A trama gira em torno de uma artista chamada Jeerawat, uma atriz extremamente famosa na Tailândia, centro das atenções e envolvida em alguns casos escandalosos. Sua mãe Jariya só preocupa-se com sua posição na alta sociedade e seu padrasto Sitta vive tentando fazer de Jee uma amante mesmo contra a vontade dela. Certo dia, Sitta faz seus capangas sequestrarem Jee com o intuito de finalmente torná-la sua mulher, ela é drogada mas consegue fugir e em meio a fuga atropela uma mulher chamada Tiw. O empresário de Jee, chamado Suki e seu motorista Stefan a encontram e impedem que ela assuma a responsabilidade sobre o acidente, enquanto isso, Tiw é hospitalizada e posteriormente, acaba falecendo para a tristeza de sua mãe e seu namorado, Sathit. Devido às circunstâncias e ao fato de muitas pessoas dependerem de Jeerawat, ela não se entrega á polícia e Stefan assume o crime, porém Sathit estava ao telefone com Tiw no momento do acidente e ouviu a voz de Jeerawat após o ocorrido. Sathit conhece a verdade e como Jeerawat não assumirá sua culpa, ele decide vingar-se dela, buscar justiça à todo custo, para que todos descubram que quem matou sua namorada foi a famosa e reconhecida atriz. Sathit começa a investigar e cercar Jee de todas as maneiras possíveis, infernizando a vida dela sempre que pode, ao mesmo tempo em que busca meios para provar que ela é a verdadeira culpada do acidente.
Basicamente, é isso. Porém, entretanto, todavia, não é apenas isso não, minha gente! Muita coisa acontece durante esse processo de vingança do Sathit para com a Jeerawat, a busca incessante dele pela justiça o faz ficar cada vez mais envolvido com a moça e isso, adivinhem... resulta em outros sentimentos... Pois bem, temos aqui um dorama com um tema um tanto clichê, "vingança depois amor", porém Kleun Cheewit tem seu modo próprio de contar este clichê, e é muito mais intenso. Fãs de Nice Guy - como eu - podem ter certeza que curtirão este enredo, afinal ver o prota todo determinado a se vingar e posteriormente caí de amores pela mocinha é bem interessante de se acompanhar né?! Além de que, o ritmo da trama é excelente, repleto de tretas, barracos de família, barracos de celebridades, confusões e até pitadas de ação, desdobramentos bem feitos e muito bem inseridos. Um lakorn que tem um "formato" de dorama ao mesmo tempo que lembra novelas ocidentais, como as mexicanas, uma mistura que deu certo! Apesar dos longos episódios, quase duas horas de duração, posso afirmar, os episódios não são maçantes tampouco monótonos porque em cada um deles a trama se desenrola de maneira satisfatória. Confesso que não maratonei pois a longa duração tornou isso impossível, mas você pode ir assistindo aos poucos ou, caso vicie no título, verá tudo rapidinho e nem sentirá. Então, se você está procurando uma trama muito boa, mas de outro país que não seja a Coreia do Sul, para mudar de ares, eis aqui a dica perfeita.

- Personagens

Jeerawat (Sperbund Urassaya): Mais conhecida como Jee, A DIVA!

Jeerawat é uma artista super famosa mas que sempre esteve envolvida em alguns escândalos, principalmente os que relacionam sua fama à algum "apadrinhamento" especial, más línguas a julgam como uma mulher que cresceu na indústria do entretenimento por dormir com produtores, diretores e etc. Ela teve uma infância pobre e por isso sempre sonhou com o dia em que teria uma vida melhor, para assim poder principalmente, cuidar das necessidades de sua mãe. Sua mãe casou-se com um homem rico e possuidor de um grande patrimônio, e isso só dificultou ainda mais sua vida, pois devido a isso, os conflitos com sua mãe começaram e seu padrasto passou a assediá-la. A mocinha sempre teve uma vida difícil e para piorar tem que lidar com o fato de ter causado a morte de uma boa garota chamada Tiw e ao contrário do que pensa Sathit, Jee se culpa muito pelo acontecido. Porém, devido às pessoas que dependem dela e das circunstâncias em que se encontra não pode assumir a culpa no caso, o que faz Sathit jurar que irá fazer justiça para sua namorada às custas da reputação dela. Jeerawat foi uma protagonista feminina extremamente marcante, ao mesmo tempo em que chorava e se desesperava também sabia ser forte o suficiente para se defender de acusações, agressões e por aí vai. Uma verdadeira mulher de fibra!
Ao decorrer dos episódios observamos Jee enfrentar inúmeras situações difíceis, desastrosas, tristes, felizes, e as atitudes dela nesses inúmeros momentos só provava quão bem construída a personagem era e o quanto era realista. Uma mulher que sofreu com a culpa, usou grosseria e agressão como mecanismo de defesa mas também demonstrou amor, compaixão e carência, pois apesar de não acreditar no amor, demonstrava que seu desejo mais profundo era poder experimentar este sentimento.
Eu posso ficar escrevendo aqui o resto do post sobre ela, mas não será possível descrever apenas em meras palavras tudo que essa personagem foi, então só conferindo o lakorn vocês entenderão quem é Jeerawat verdadeiramente. E PALMAS para a atuação da Urassaya que me emocionou e comoveu nas cenas dramáticas e me cativou completamente nas cenas mais leves, nas quais ela esbanjava carisma. Além de linda e DIVA, a moça é uma excelente atriz! Uma das protagonistas femininas mais memoráveis que já vi! E deixo aqui registrado que AMEI os modelitos usados por ela no lakorn, queria todos no meu guarda-roupa. *.*

Sathit (Suparat Prin): Advogado, Justiceiro...

Sathit, Thit para os amigos, é um advogado reconhecido por seguir fielmente os conceitos e deveres da profissão, sempre dando o melhor em cada caso que lhe é atribuído. Com a morte de sua namorada Tiw que ama profundamente, ele encontra-se devastado e sufocado na própria tristeza e dor, encontrando uma válvula de escape chamada Jeerawat. Como ele estava ao telefone na hora do acidente e sabia a verdade, desde o início tenta provar que a famosa atriz da Tailândia é quem matou Tiw, o que se torna praticamente impossível por estar sem provas. Isso não faz Sathit desistir e ele começa uma busca incessante por provas para incriminar Jee e provar ao mundo a assassina que ela é, em contrapartida, fica cada vez mais envolvido com a celebridade. Sathit a persegue e inferniza sua vida de várias formas, tudo para tentar provar que Jeerawat é uma mulher sem coração, que foge da responsabilidade do acidente, agindo bondosa quando na verdade é má.
Thit fica tão cego por seu ódio que não se permite enxergar quem é verdadeiramente Jeerawat e devido às ações dele, Jee começa a se magoar e nutrir raiva por ele também. Por um lado, eu entedia os sentimentos de Thit, afinal, ele perdera alguém que amava por irresponsabilidade de outra pessoa, porém mesmo ele sendo advogado, preocupou-se apenas com um lado da história e isso não permitiu que ele descobrisse o que realmente causara o acidente. Ele sofreu muito e sua válvula de escape para lidar com a dor, como eu disse, foi acusar e vingar-se de Jee, porém ele não percebeu que isso o estava machucando mais ainda. Posso dizer que Sathit foi um personagem complexo, no início odiou com todas as forças a Jee mas aos poucos foi percebendo que estava transformando esse ódio em amor, e também não soube lidar com isso. Justamente por ser tão contraditório, oscilando entre ódio e amor, ele foi um personagem real, afinal nós seres humanos muitas vezes não conseguimos lidar com nossas próprias emoções, principalmente as ruins, e Thit foi um exemplo marcante disto.

Sitta (Teerapong) & Jariya (Mayurin)

Sitta é o nosso "vilão" por assim dizer. Um nojento que possuía várias mulheres, agredia fisicamente sua esposa oficial, a Jariya (mãe da Jee) e ainda tentava abusar da própria enteada, a Jee. Além do fato de usar capangas para trabalhos sujos, agressão, assassinato e por aí vai... Olha, impossível você ver esse lakorn e não odiar este cara, ele é simplesmente repugnante. Jiraya não me fez odiá-la completamente, apesar de eu ter uns ataques de raiva em certas cenas por causa dela, ela é o que podemos chamar de "louca pela alta sociedade", devido ao fato de ter sido muito pobre tempos atrás, ela decidiu utilizar de meios disponíveis e não tão corretos assim para conseguir uma nova vida. Mesmo que isso fosse custar seu próprio corpo, o que não podemos julgar, pois o corpo era dela e cada um faz o que quiser com seu próprio corpo né não?!
Ela conseguiu encontrar o Sitta e toda a vida de luxo que ele proporcionou a deixou tão deslumbrada que ela chegou ao ponto de esquecer valores importantes e o verdadeiro motivo pelo qual quis tanto mudar de vida. Muitos dos que viram o lakorn podem tê-la odiado, mas no fim, mesmo não compreendendo por completo como Jiraya se deixou corromper tanto, eu tive a certeza que ela guardava no fundo de seu coração um amor pela filha Jee. E isso me fez reconsiderar tudo que achava dela inicialmente, acho que ela poderia ter agido diferente em muitos momentos mas no fim, ela demonstrou quem lhe era mais importante. Para mim, isso bastou.

Temos muitos outros personagens mas comentarei apenas "por cima" certo?! Deixo uma menção honrosa para Suki, o empresário da Jee que além de ter um relacionamento profissional para com ela, era um amigo e parceiro para todas as horas. Além de que, me fazia gargalhar com seu jeito e seus ataques por causa do estresse que Jee lhe causava, ele é extremamente cativante.

Tem também as duas que me fizeram ter uns ataques de raiva e torci o lakorn inteiro para que se dessem mal, a atriz concorrente da Jeerawat, chamada Pim (Chotika Wongwillas) que além de insuportável era invejosa e sua empresária irritante LukNam (Sriphan). Olha, essas duas eram terríveis e eu amava quando o Suki as colocava em seus devidos lugares, mostrando que quem divava ali naquela indústria era a Jee e mais ninguém. Além de que, a própria Jee mostrava para elas, principalmente para Pim, quem era a DIVA ali e isso, eu amei.

Temos também a doce e divertida Janjira, mais conhecida como Jane (Ongumpai Wansiri), uma advogada que passa a trabalhar com o Sathit e auxiliá-lo nos casos. Fica claro que ela apaixona-se por ele, porém sem nem perceber Thit já estava com o coração ocupado. Uma pena ela ter ficado na friendzone, afinal a personagem era realmente encantadora.

E temos também a mãe da Tiw, Wadee (Klomklom Khwanruedi), ela me marcou profundamente por ter dado um show de generosidade e mais do que tudo, por demonstrar a capacidade que o ser humano tem de perdoar o outro. Olha, essa mulher aqui me surpreendeu da melhor forma possível. E claro, mesmo a participação da Tiw sendo meio que "especial", a personagem também deixou sua "marca" na trama devido ao carisma da atriz Bhunjaroeun Prima.

E por último, mas não menos importante, o pai da Piak, - comentarei dela abaixo! - o Patna, um verdadeiro paizão. O paizão aqui aguentou do início ao fim, o gênio da filha, os ciúmes em relação ao marido, sempre aconselhando-a para lutar por seu casamento e cuidando dela para que pudesse vê-la feliz. Outro personagem que eu amei muito!

- Romance em dose tripla!

Primeiro, irei comentar do casalzinho secundário mais que fofo formado pela professora e amiga íntima da Jee, a Daraka mais conhecida como Dao (Dungwattanawanich Nuttanicha) e o engenheiro de petróleo chamado Jate (Junyangdikul Masu). Ah! Deixo aqui registrado que amei ver um engenheiro aparecendo em uma trama, classe que quase nunca é retratada na ficção, ao menos em doramas que eu tenha visto. Jate trabalha diretamente na plataforma de petróleo porém em seus momentos de folga retorna ao país e em uma dessas voltas, conhece Jeerawat.
Ele logo se encanta com a moça sem saber que ela é uma grande amiga da professora Dao, uma meiga e doce professora na escola de sua mãe. Dao inicialmente pensa que Jate está interessado nela mas depois descobre que o "alvo" é outra, porém é tarde demais para ela pois já está totalmente apaixonada por ele. Eu amava as cenas desses dois juntos, eram fofos e doces, e sempre torci para que Jate desencanasse da Jee e se permitisse viver um romance doce com a Dao.

***

Outro casal que marca presença na trama e uma presença MUITO forte é Piak (Joonkiat Jarinporn) e seu marido Chaiyan (Scott Louis). E olha, esses dois deram o que falar! Eles são casados há um certo tempo mas o casamento encontra-se desgastado, principalmente por causa dos ciúmes de Piak. Ela é uma mulher totalmente dependente emocionalmente do marido e acredita que todas as mulheres do meio em que vivem estão dando em cima dele, e como ambos são produtores da empresa do pai dela, trabalham juntos constantemente. Além disso, Piak insiste veemente que Chaiyan tem um caso extraconjugal com Jeerawat, e isso faz as duas entrarem em pé de guerra inúmeras vezes. Pois mesmo Jee não sendo amante do marido dela, não tem mulher que consiga ter paciência e permaneça na paz quando é acusada de algo que não faz né?!
E já adianto, há muitas cenas de tretas entre essas duas, barracos meeesmo! E olha, Piak era tão ciumenta que eu sinceramente senti vontade de entrar na trama só para poder mandar esta mulher para uma terapia com um psicólogo. Gente, ela tinha ciúmes até da própria sombra, até dos rebocos da parede que podiam tocar em seu marido quando ele se encostava em algum lugar. O nível de ciúme aqui é doentio e por vezes me irritou, porém admito que apesar disso, gostei da personagem pois quando ela não estava tendo uma crise louca de ciúmes era doce e amável.
Chaiyan foi quem mais sofreu com isso porque ter que lidar com tanta desconfiança o magoava demais, além do fato da Piak entender inúmeras situações de forma errada e mesmo quando descobria a verdade, não queria dar o braço a torcer e ir pedir desculpas ao marido. Mesmo assim, ele demonstrou do início ao fim que era arriado os quatro pneus pela esposa e jamais a trairia, realmente a amava e eu torci muito para que Piak deixasse de ser uma louca ciumenta enxergando coisa onde não existia e desse o devido valor ao marido.

***

E por fim, preciso comentar do casal principal, o ship mais marcante que já vi em lakorn (AOMIKE que me perdoe - Full House Thai & Kiss Me)... Os outros lakorns foram protagonizados pelo casal AoMike, um casal que até hoje shippo na vida real devida a enorme química nas telinhas, porém se for escolher um casal de lakorn que jamais esquecerei devido a sua história, eis que escolheria Jee+Sathit. Sério gente, que história!


Sathit começa odiando a Jee porque ela fora a assassina de sua namorada, e em busca de justiça e vingança acredita que a moça é uma má pessoa e por causa desse ódio, continua magoando/ofendendo/ e sendo assustadoramente grosso/malvado/violento/ com ela. Porém, com a aproximação entre os dois e acontecimentos que se sucedem, ele vai percebendo através das ações dela que Jee não é o tipo de pessoa que ele achava que era. A história do casal por si só é intensa, imagine um homem que jurou vingança a uma mulher acabar se apaixonando por ela? Pois é, e a história desses dois envolve muito ódio, mágoa, dor, tristeza, lágrimas e por aí vai, mas também mostra que o amor pode surgir de lugares totalmente inesperados e até impossíveis.
O ponto é que mesmo quando Sathit percebe seus verdadeiros sentimentos, quando percebe que Jee já está presente em seu coração, ele não sabe lidar com isso pois ainda não conseguiu perdoá-la sobre o acontecido com Tiw. E a própria Jee sente-se culpada por este sentimento pois se não fosse por ela, Sathit estaria com a mulher que sempre amou. É um romance complicado e difícil, repleto de obstáculos mas surpreendentemente shippável.

Sério mesmo, a química dos atores foi tão maravilhosa que é impossível você assistir Kleun Cheewit e não torcer desesperadamente para que os dois consigam perdoar as mágoas que um causou no outro, encontrar redenção e perdão e por fim, ficarem juntos. Apenas com os olhares, os atores transmitiam uma avalanche de emoções de seus personagens, e esbanjavam química, tanta que fiquei até perplexa.

Confesso que meu único descontentamento foi em relação aos beijos, pois eu esperava um beijão daqueles proibido para menores de 18, /kkkk/ afinal os olhares eram tão intensos que isso me fazia ansiar por um beijão. Porém, entretanto, todavia, isso é o mínimo quando se leva em consideração a história desse casal, e o amor que surgiu a partir de um ódio mortal.

Então, se vocês estão buscando um romance com enormes doses de obstáculos, dificuldades, mágoas, ódio, mas muito amor, eis aqui um! Um dos romances mais intensos que já tive o prazer e sofrimento de acompanhar. Manteigas derretidas preparem o coração e peguem os lenços porque irão chorar muito com a Jee e o Sathit, mas no final tudo valerá a pena. Podem ter certeza!

- Consideração Final

Além desta dose tripla de romance, eis que a trama ainda apresenta outro ponto que me cativou completamente, a amizade entre alguns personagens. Por exemplo, a amizade entre Jee e Dao, a qual se demonstrou verdadeira do início ao fim, e fez a própria Dao tomar uma decisão muito difícil em prol da felicidade de sua melhor amiga. Dao compreendeu errada uma certa situação mas não sabendo disso, optou por ver a felicidade de Jee ao invés da própria, e isso só provou quão leal ela era à Jee.
E claro, preciso mencionar a amizade entre Jee e Chaiyan, a qual também teve seu destaque e me encantou. Acredito que possa sim existir amizade entre homem e mulher sem necessariamente ter interesse amoroso e estes dois provaram isso de todas as formas possíveis. Enquanto Piak ficava cega acreditando que eles tinham um caso, Jee, na verdade, aconselhava e brigava com o Chaiyan para que ele resgatasse seu casamento enquanto havia tempo. E eu amava a relação de respeito, carinho, amizade e irmandade entre esses dois.
Falando em irmandade temos Jate e Jane, dois irmãos que esbanjaram carisma e olha, se não fosse o fato deles serem irmãos na telinha, eu teria shippado esse casal porque os dois atores tinham uma química maravilhosa em cena. Jane e Jate implicavam um com o outro como bons irmãos fazem (eu que o diga! Coitado do meu irmão! hahah') mas sabiam apoiar e consolar um ao outro nas horas mais difíceis. Amei estes dois! <3 Além de outras relações de irmandade, por exemplo, gostei da parceria entre Chaiyan e Sathit, apesar de em alguns momentos, eles terem também suas desavenças, souberam no fim se entender. Bem como, Sathit e seu carinho pela Piak que para ele era como irmã e ela por sua vez também enxergava nele, um irmão. Todas essas relações me conquistaram e me fizeram amar mais ainda mais este lakorn.

- Final: Maravilhoso! & OST

Olha, assim como em todos os episódios anteriores, no último aconteceram muitas coisas, desdobramentos finais que levaram ao encerramento desta excelente história. Ações cometidas que não poderiam ser desfeitas e que levaram os protagonistas a mais momentos de tristeza e dificuldades mas também permitiram que estes pudessem reconhecer o que é valioso, encontrar a redenção e perdão. Além do lakorn transmitir uma mensagem sobre karma e de como na vida nós realmente pagamos por tudo que fazemos, seja bom ou ruim. Todos os personagens tiveram fins justos, tão justos que eu fiquei totalmente satisfeita, sério, podem conferir sem medo porque o final é redondinho e muito maravilhoso. Após o encerramento do último episódio tive a certeza de que valeu muito a pena conferir esta trama mesmo ela sendo tão longa e eu demorando vários dias para finalizá-la. Agradeço à maravilhosa dorameira Rê do blog Entre Chás e Cafés que me recomendou fortemente este lakorn pelo twitter e claro, à Alayana Flávia do eterno e inesquecível blog divaneandoo que resenhou este título no facebook (leiam a resenha dela clicando aqui) e também me impulsionou com sua resenha surtada a dar uma chance para Kleun Cheewit. Meninas, obrigada por compartilharem este lakorn comigo! Abaixo segue o vídeo (com alguns spoilers) da OST, quem já viu comenta aí o que achou e quem ainda não assistiu qualquer lakorn mas curte tramas intensas, recomendo fortemente esta aqui. Beijão! :*



10 comentários:

  1. Adorei a resenha!!! Já vou adicionar à minha lista, me interessei demais, continue assim!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain que bom! <3 Fico muito feliz por isso. Adiciona mesmo e quando ver este dorama volta aqui para comentarmos! o/

      Excluir
  2. Eu gostei muito em 3 dias vi todos os episódios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noossa! :O
      Você gostou mesmo, eu te entendo, vi Age of Youth 2 em três dias também, amei demais a segunda temporada. hahaha'

      Excluir
  3. Já disse o quanto fiquei contente por você ter gostado da indicação que dei, né? rsrs

    Adorei a resenha! Muito completa e melhor descrição para a Piak não há: "Gente, ela tinha ciúmes até da própria sombra, até dos rebocos da parede que podiam tocar em seu marido quando ele se encostava em algum lugar." Ri demais hahahahaa
    Não a suportei durante boa parte do drama, ainda bem que no final deu tudo certo, senão... ai ai hahahahaha

    Tô é com saudades e com vontade de outro assim, espero pegar logo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse sim! hahaha'
      Ain fico feliz por você ter gostado sendo que você foi uma das responsáveis por eu decidir dar uma chance a este enredo. Assim que comecei a conhecer a personagem Piak, essa descrição me veio na cabeça, não saiu mais! KKKKK'
      Ainda bem mesmo, no fim, tudo deu certo. Eu te compreendo, estou com saudades também, quero outro lakorn intenso desse, quem achar primeiro compartilha com a outra, combinado?! o/

      Excluir
  4. Vi um lakorn chamado my secret bride, e em seguida me recomendaram esse.
    Será o próximo.
    Amei a resenha e me deixou mais ansioso para assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. My Secret Bride ainda não assisti, mas vou anotar a dica. Obrigada!
      Depois volta aqui e me conta o que achou do lakorn e obrigada pelo comentário! (:

      Excluir
  5. PODERIA ME DIZER ONDE ASSISTIR
    ESTOU PROCURANDO MAS NÃO ACHO EM NENHUM LUGAR

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto o anúncio desse lakorn antes, mas para ser honesto, meio que cansei de consumí-los pois em "todos" os que assisti (até parece que há algum tipo de quota nas produções Thai) pois sempre tem gays, lésbicas, transexuais, culminando nos diálogos e a interação entre estes ser verdadeiramente cansativa... ao ponto de me fazer pular essas partes.
    Também sempre tem os "bandidos armados" e aquela forçação de barra dos enredos fazendo os personagens cometerem atos totalmente estúpidos que nem mesmo uma criança cometeria, desencadeando situações específicas, seja perigosas ou que promovam mais mal entendimentos para adicionar à trama... porém, após a sua resenha eu decidi dar uma chance ver esse lakorn.
    Obrigado! \o/

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo