Hwarang [K-Drama]


Hoje venho comentar de um dorama que acabou me surpreendendo, não pela excelência mas sim pelo fato de ser o sageuk (drama histórico) menos sageuk que eu já vi! É claro que o título não foi de todo ruim, algumas coisas eu até gostei e vou tentar comentar aqui no post de maneira clara tudo que achei de bom e ruim.


Sinopse: Série de drama que retrata a história de Hwarang, um grupo de elite de jovens do sexo masculino durante o Reino de Silla.
Gênero: Histórico, Romance, Drama, Comédia
Nº de Episódios: 20
Ano: 2016/2017
Onde Encontrar: Kkulbeol Dramas (download/online), Viki (online), DramaFever (online), Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo

A trama de Hwarang pelo que me pareceu à primeira vista era para contar sobre o Rei Jinheung, claro que com toda aquela "licença poética" sobre os fatos históricos. Para quem não sabe, este rei foi importante na história da Coreia do Sul devido as suas conquistas e no início do dorama pensei que era este o caminho pelo qual a trama seguiria. Entretanto, o personagem do rei foi praticamente um secundário e o enredo focou-se na jornada de vida de outro personagem, o Sun Woo. Até aí tudo bem, afinal o erro seria meu por entender errado a premissa do título mas acabou que o desenrolar do drama não foi tão impactante e interessante quanto achei que seria. Não sou especialistas em sageuks mas todos os que tenho visto sempre possuem no enredo fortes tensões políticas, reviravoltas e muita, muita "treta", o que tivemos de menos em Hwarang. E este foi justamente o motivo de eu achá-lo apenas um dorama morno que poderia muito bem se passar numa época mais atual e não em período histórico. Apesar de tudo isso ter tornado o drama menos do que deveria ser, optei por observar os outros aspectos do enredo e até que gostei destes.

***

Após essa explicação sobre como o enredo não atendeu às minhas expectativas, posso comentar o que realmente você verá neste título. Segue-se a história de Sun Woo, um camponês que com seu melhor amigo Mak Moon chega à cidade de Silla em busca da família perdida deste. Porém, Mak Moon acaba vendo o rosto do Rei Jinheung, o sucessor do trono que tem se mantido escondido por ordem da rainha, então Mak Moon é assassinado. Sun Woo posteriormente assume a identidade do amigo para poder entrar na seleção dos Hwarangs, uma espécie de "soldados" que sob ordens da rainha serão o novo futuro de Silla. Sun Woo é aceito como hwarang e vê nesta oportunidade a chance de encontrar o Rei escondido e vingar a morte de seu amigo. Enquanto isso é obrigado a viver como um hwarang, passando por treinamentos teóricos e físicos, e aproximando-se cada vez mais da irmã de seu amigo morto, a Ah Ro. Em contrapartida, o rei escondido, Jinheung assume uma identidade falsa e passa a viver como o hwarang Ji Dwi para adquirir poder e provar para a rainha e a si mesmo que é capaz de assumir o trono.

- Personagens

- Os Hwarangs:

Sun Woo/Moo Myung (Park Seo Joon)

Moo Myung é um camponês que sempre viveu na pobreza mas conta com a fiel parceria de seu amigo Mak Moon, ambos estão sempre juntos e o prota aqui é conhecido por possuir personalidade forte então está sempre protegendo o amigo. Após a morte deste, ele assume outra identidade sob o nome de Sun Woo e decide procurar pelo rei que se esconde, jurando vingança. O que ele não esperava era que ao se tornar um hwarang vivenciaria diversas aventuras que o fariam pensar sobre como é servir um país e seu povo. Sun Woo foi um dos pontos que mais gostei do drama principalmente por sua personalidade explosiva, do tipo que primeiro age e depois pensa para analisar o que fez, e esta característica aliada à sua coragem eram o que faziam deste o personagem mais memorável do drama. Enquanto que o rei se escondia e pensava mil vezes se deveria agir e o que deveria fazer, Sun Woo já estava lá de pé agindo e enfrentando o que quer que viesse.
Ele começa a aproximar-se da irmãzinha do Moo Myung, a Ah Ro, assumindo um papel de proteção ao redor dela e quando se dá conta, está é apaixonado por sua falsa irmã. O moço estava sempre disposto a arriscar o próprio pescoço para protegê-la e isto me fez admirá-lo, afinal ver um ~oppa tão protetor assim é um animador né?! Outro ponto que pode ser comentado é o quanto o Sun Woo empenhou-se em tornar-se um hwarang, chegando até a ter aulas com a Ah Ro para aprender a ler e escrever pois camponeses não tinham esta oportunidade antigamente. O esforço do rapaz é nítido em todas as áreas e com o tempo, ele assume uma presença marcante dentro dos hwarangs, por mais que a equipe tivesse suas diferenças e divisões, o personagem conseguiu provar seu valor e mostrar que era mais do que um mero camponês. Eu, particularmente, gosto do Park Seo Joon atuando e se não fosse por esperar um foco maior na história do Rei Jinheung teria aproveitado muito mais a atuação dele aqui como prota. O jeito é lembrar de She Was Pretty e esperar o próximo trabalho do rapaz, ansiando por algo que o destaque devidamente, tanto na premissa quanto no desenvolvimento do enredo, pelo menos a meu ver.

Rei Jinheung/ Ji Dwi (Park Hyung Sik)

O Rei Jinheung sonha em assumir o trono e tornar Silla um lugar próspero e bom para seus habitantes, porém sua mãe, a Rainha Ji So, não quer lhe ceder o trono e prefere escondê-lo sob o pretexto de que o está protegendo. Para provar quão poderoso e forte pode ser, ele decide unir-se aos hwarangs sem que sua mãe saiba, tudo para poder provar que está apto a assumir sua posição como rei. Sob a identidade de Ji Dwi, o rapaz começa seu treinamento como um hwarang e logo cria uma certa desavença com o Sun Woo, afinal as personalidades dos dois são bem opostas. Enquanto que o Sun Woo age, Ji Dwi está pensando no que fazer e como fazer, senti que o personagem via no Sun Woo a pessoa que gostaria de ser. Ji Dwi acaba conhecendo a Ah Ro em um certo momento e desde então passa a encontrá-la para ouvir suas histórias - comentarei sobre ela mais abaixo! - e este inicial interesse vira uma paixão. E como o moço não é trouxa logo percebe que a proteção do Sun Woo para com ela é bem mais amorosa do que deveria ser. Mas isto não o impede de tentar mantê-la por perto, usando e abusando de suas palavras.
É claro que ele jamais esquece seu verdadeiro objetivo, afinal está determinado a assumir o que é seu por direito mesmo que precise destituir a rainha contra a vontade dela, sua própria mãe. Confesso que apesar de ter gostado da personalidade tranquila e sensata do rei, em certos momentos dava uns berros com ele pois queria que tomasse alguma atitude e saísse da barra da saia de sua mãe. Sei que isso exigia certos preparativos e tal mas Jinheung era um rei, um REI, quem tinha poder era ele, quem deveria agir era ele, porém em muitos momentos a criatura aqui apenas agia como um covarde e isso me dava nos nervos. Mas até que quando este ser finalmente precisou tomar decisões, lá para os últimos episódios, conseguiu escolher um caminho decente e digno para um rei. Sou suspeita para falar da atuação do Park Hyung Sik pois gosto demais dele em qualquer que seja o papel e mesmo este dorama não o favorecendo, fazendo-o ser mais um secundário do que prota, o mesmo soube me encantar mais uma vez. Se querem mais uma dose desse ~oppa corram para ver Strong Woman Do Bong Soon porque lá ele tá um encanto.

Soo Ho (Minho - Shinee)

Outro personagem que gostei demais foi este aqui. Soo Ho é filho de um dos oficiais de Silla, o qual serve Silla e obedece à Rainha Ji So. Ele é o típico mulherengo que não leva a vida muito sério e pensa apenas em se divertir ao lado das moças da cidade. Porém, quando uma armadilha da rainha faz com que ele e outros filhos dos oficiais sejam pegos no flagra cometendo um ato que na época era uma ofensa ao reino, a única maneira dele livrar-se de um possível castigo é tornando-se um hwarang. Com isso, o personagem torna-se parte da equipe e começa a aprender a ser um homem de verdade, amadurecendo gradativamente. Por tornar-se um hwarang tem ocasionais encontros com a rainha e começa a manter um certo interesse amoroso por ela, o que infelizmente não foi tão explorado pois a trama já estava na reta final. Pelo menos, o personagem teve a oportunidade de ter um primeiro amor e perceber o que é verdadeiramente gostar de alguém.

Ban Ryu Rang (Do Ji Han)

Outro filho de oficial que é obrigado a tornar-se hwarang é o Ryu Rang. O personagem tem uma personalidade bem "fechada", é muito sério e tem uma rivalidade com o Soo Ho por causa dos seus pais. O pai do Ban Ryu é um dos oficiais que pretendem livrar-se da rainha e quem sabe assumir o trono, e justamente por isso ele acaba sendo envolvido em certas tramoias. A relação familiar do rapaz é meio complicada pois dois oficiais da rainha são seus "pais", é como se um fosse o adotivo e o outro o biológico, deu para entender? O fato é que aos poucos foi possível conhecer quem era o Ban Ryu verdadeiramente, a quem ele era fiel e como no fundo, no fundo, era um bom rapaz. Amei o romance secundário que ele protagonizou ao lado da irmã do Soo Ho, a Soo Yeon (Lee Da In), a qual era amiga da Ah Ro. Os dois eram muito fofos juntos e, sinceramente, tiveram mais química que o casal principal mas isto é assunto para outro tópico.

Yeo Wool Rang (Jo Yoon Woo)

Aqui está o hwarang que mais me divertiu, Yeo Wool era o festeiro, alegre e espontâneo do grupo. Além de nunca perder uma boa fofoca e a oportunidade de provocar os demais parceiros de grupo, o que me fazia rir bastante. Simplesmente AMEI este serzinho e o ator também é mega lindo, ficarei de olho nele e vocês deveriam também!

Han Sung (Kim Tae Hyung - V do BTS)

Outro que me encantou com sua doçura, inocência e meiguice foi o Han Sung. O rapaz também torna-se hwarang pelo mesmo motivo dos outros mencionados mas ao contrário deles, não encontra-se tão disposto assim em se tornar um guerreiro. Continuou como um hwarang por causa de sua família que tinha um nome de honra a zelar, enquanto que ele era puro sangue, realmente descendente, seu irmão era um mestiço e nestes tempos antigos pessoas deste tipo não eram declaradas realmente da família principal. Por isso, o jovem Han Sung era quem deveria assumir a responsabilidade da família e apoiar a rainha com honra mesmo que ser guerreiro não fosse o seu forte.
Este é um conflito do personagem, afinal sua personalidade doce não combina para uma "profissão" destas, tampouco sua ingenuidade. Han Sung torna-se próximo dos outros hwarangs, principalmente do Sun Woo, pessoa que ele passa a admirar pela coragem e atitudes. Foi um personagem que realmente amei acompanhar e o Tae Hyun foi maravilhoso no papel, gostei muito dele atuando e espero que retorne aos doramas futuramente, espero também que retorne em um personagem que apareça mais vezes do que este. Fiquem de olho nesse serzinho amoroso quando assistirem ao dorama e preparem-se pois em certa cena, ele os emocionará, assim como fez comigo. </3

- Outros:

Rainha Ji So (Kim Jee Soo)

E temos aqui a Rainha de Silla, a poderosa e implacável dona de tudo. A Rainha Ji So conseguiu ser marcante à sua maneira, não sei exatamente o porquê mas ela não me marcou como outras rainhas de certos sageuks, apesar de ter seu certo destaque. Assim como qualquer outra governante poderosa, ela fez escolhas boas e ruins e sua relutância em ceder o trono para o filho no início parecia mais uma ambição desenfreada, acostumada a ser a de maior poder na hierarquia, ela obviamente não iria querer tornasse submissa ao Rei e isto aconteceria quando Jinheung tomasse a coroa. Porém, depois de passar 19 episódios a achando uma ambiciosa sem freios, por fim, preferi acreditar que a grande verdade era que a mesma apenas queria proteger a atual situação política de Silla, justamente por este motivo fundara o exército Hwarang, e assim daria tempo e proteção ao Ji Dwi e quando quando ela não fosse mais necessária, seu filho assumiria o trono. É claro que isto não diminui meu ódio por certas atitudes da rainha ao decorrer da trama, porém acho que quando se está no poder, ainda mais em uma posição como esta, não tem como tomar sempre as decisões mais corretas, justas e humanamente decentes não é?!

Ah Ro (Go Ah Ra)

Acharam estranho eu não ter comentado da prota nos primeiros parágrafos? Pois bem, direi agora o porquê. Sinceramente, que prota mais chatinha! Inicialmente eu até que aturava a Ah Ro e não a achava tão chata quanto comentavam outros telespectadores do drama, porém após 10 episódios comecei a achar um desafio aturar a personalidade da mesma. Ah Ro não foi uma protagonista feminina marcante, tampouco carismática, pelo contrário, era simples demais para conseguir tornar-se memorável. Além de que, passava mais tempo chorando e sendo dependente do Sun Woo do que fazendo algo decente, ao que recordo, a criatura aqui só foi útil duas vezes. Sim, eu contei.
Acho que o fato de ser mulher não impede alguém de tomar atitudes admiráveis e trilhar um próprio caminho, mas Ah Ro foi simplesmente uma mocinha beeem mocinha à espera de um príncipe para protegê-la. Isso é um crime? Não! Mas dá pra ser uma heroína que é salva pelo príncipe e ao mesmo tempo prova seu valor. Ter atitude é importante e torna uma prota feminina mais impactante para nós que estamos acompanhando determinada história e ela só sabia chorar. Ôh criatura que chorava viu?! Quase inundou Silla com todo o choro em 20 episódios, e convenhamos nem teve tanto motivo assim, já vi outras mocinhas sofrerem mais que ela (Hae Soo *cof cof*).

Princesa Sook Myung (Seo Ye Ji)

Gostei mais da princesa aspirante à megera do que da protagonista, acreditam?! Sook Myung é filha da Rainha Ji So e compartilha da mesma personalidade afiada da mãe, sempre agindo de maneira toda poderosa, ao contrário de alguém que só chorava. É claro que o fato de ser uma quase/foi temporariamente/ vilãzinha a diminuiu um pouco pois suas ações não foram tão corretas assim, mas pelo menos, ela tomava uma atitude e seguia em frente em busca do acreditava, possuía uma personalidade forte e ousada. Acaba interessando-se amorosamente pelo Sun Woo e foi muito mais quimicamente compatível com ele do que a prota, pelo menos a meu ver. Os olhares fortes entre ela e o Sun Woo quando estavam em momentos de desavenças foram mais "surtantes" do que quando ele estava com a Ah Ro e acho que foi um desperdício não terem aproveitado mais dessa química. Enfim, gosto da atriz desde Last e Moorim School, então vê-la como uma aspirante à megera me proporcionou enxergá-la por um outro ângulo e gostei do resultado.

Os de mais personagens como o pai da Ah Ro, o médico Ahn Ji Gong (Choi WonYoung), o fiel servo e guerreiro do Rei Jinheung Pa Oh (Yoo Jae Myung), o professor dos Hwarangs, Sr. Wi Hwa Kong (Sung Dong Il) e os oficiais pais dos hwarangs vocês verão ao conferir o dorama, pois se eu for comentar cada um, a resenha ficará maior que o normal.

- Participação Especial

Quem interpreta o irmão da Ah Ro que é assassinado por ver o rosto do Rei Jinheung é o nosso querido Lee Kwang Soo, o girafa de Running Man. O visual dele tá mega bagunçado no dorama e isto me fez rir demais, afinal esta criatura toda alta com cabelão bagunçado é sinônimo de comédia. E na cena trágica de sua morte fiquei bastante emocionada, Kwang Soo tem dom para drama, deveria fazer mais títulos desse gênero.

- Romance: zzzzzzzzzzzz!

Então... o romance de Hwarang não me cativou e cheguei ao ponto de pensar "para mim tanto faz se este romance sai ou não". Sun Woo assume a identidade do irmão da Ah Ro e com isso decide protegê-la e posteriormente percebe que a preocupação que tem para com ela é mais do apenas por causa da consideração por seu amigo morto, e sim porque tem outros tipos de sentimentos. Inicialmente é complicado para ele pois a mocinha acha que ele é mesmo o irmão desaparecido dela, o qual foi levado quando criança, porém antes mesmo de saber a verdade, a mesma começa a sentir seu coração palpitando quando está perto do orabeoni (mesma coisa que ~oppa). A relação dos dois vai se desenvolvendo, a mocinha descobre toda a verdade e percebe o quanto está apaixonada pelo rapaz que fingia ser seu irmão, mas é justamente aí que temos um problema, não há aquele feeling de amor entre o casal.

A química entre Seo Joon e Ah Ra foi tão técnica que em nenhum momento consegui ficar louca pelo casal, no início torcia mais por eles pois parecia que a simples química teria um clímax posteriormente, o que não aconteceu e me deixou frustrada. Foi o tipo de casal sem magia, aquele que não convence o telespectador tampouco consegue fazê-lo montar torcida com as plaquinhas "fiquem juntos, por favor!". Não sei o que vocês acharam deste casal, mas me senti decepcionada, esperando que o avanço dos episódios fizesse os dois chegar a um momento lindo, repleto de química e olhares que transbordassem química/ matemática e física/ porém, o que tivemos foi um mero português, leram muito bem suas falas. Fazer o quê né?!

***

Outro possível shipp era a Ah Ro + Ji Dwi, e olha os olhares profundos e provocativos do Park Hyung Sik conseguiam me chamar mais a atenção, mas a personagem da Ah Ra era tão chata e morna que ficou impossível conseguir shippar ela com qualquer personagem deste dorama. Nem mesmo o lindão do Hyung Shik conseguiu extrair uma "magia" ao contracenar com a moça, não sei se é porque a atriz é ruim neste quesito pois não lembro de tê-la visto em outros projetos, o fato é que aqui em Hwarang, ela deixou a desejar.

***

No quesito romance, quem teve minha total torcida em Hwarang foi o casal secundário formado por Ban Ryu e a irmã do Soo Ho, a fofa e carismática Soo Yeon (Lee Da In). É um daqueles romances que cativam o telespectador no pouco momento em que está na telinha, afinal o jeito doce da Soo Yeon e a personalidade séria do Ban Ryu eram um contraste interessante. Além do fato dos dois terem que esconder o possível romance porque suas famílias são inimigas e Soo Ho vê no Ban Ryu um rival.

Mesmo assim, eles acabam se deixando levar pelos sentimentos e se permitindo viver este romance, o qual é mega fofo, preciso dizer. Sério, a química dos atores era uma graça e me fazia soltar uns "owns" involuntários, aqueles que a gente nem percebe quando sai. Enfim, achei uma pena não termos um espaço maior para esse casalzinho secundário pois realmente gostava das cenas que eles contracenavam juntos e a história deles poderia ter sido bem mais explorada já que suas famílias eram inimigas e isto renderia assunto. Maaas, não foi desta vez.

- Aquele bromance leve...

Preciso também deixar um registro sobre a inimizade e posterior amizade entre o Soo Ho e o Ban Ryu. Afinal, os dois conseguiram me divertir em muitas cenas por causa das birras e brigas de um com o outro, e consequentemente me cativar. Gostei do modo como desenvolveram esta rixa familiar e posteriormente a amizade que foi florescendo entre os dois hwarangs. Tá aí um bromance legal que não recebeu O foco devido, mas que conseguiu ser interessante de se ver.

- Último episódio: Final do enredo...

O encerramento do enredo, fim dos personagens e etc, foi a cara de Hwarang, prometeu ser e não foi. Foram finais justos e eu até gostei mas achei o último episódio tão morno quanto o desenrolar das tensões políticas, o momento mais marcante do drama neste quesito foi quando os hwarangs estavam em Baekje e o Sun Woo enfrentou o príncipe de lá, já no final não tivemos uma briguinha sequer, o que eu não esperava e isso me frustrou. Achei que teríamos um último episódio bombástico ou no mínimo impactante e foi muito simples para um sageuk, não sei vocês mas esperava mais... Porém, quem queria um final feliz para o Jinheung, Ah Ro e Sun Woo vai na fé, desde que não shippe errado, estará mega satisfeito.

- Finalizando & OST: Hwarang é um sageuk bom se você não criar muitas expectativas, ver por causa dos ~oppas presentes no elenco, estiver disposto a conferir uma trama sem tantos conflitos políticos, batalhas e reviravoltas, coisas comuns em dramas épicos, e principalmente, estiver com paciência para aguentar uma prota chorona. Eu curti no geral, mas gostaria de não ter criado tantas expectativas em relação ao enredo. E a OST é maravilhosa, ouçam aí! Então é isso pessoal, comentem abaixo o que acharam deste título e confiram as canções que mais gostei:

Even If I Die, It's You - V e Jin (BTS) - Que canção MARAVILHOSA!



The Divine Move - Yang Yoseob (HIGHLIGHT) - Outra canção maravilhosa!



Vale a pena conferir também essas outras canções:
I'll Be Here - Park Hyung Sik - O príncipe cantando *.*
Our Tears - Park Seo Joon - Ele fazendo cover, gente! *-*

5 comentários:

  1. Li várias resenhas antes de assistir o drama e não criei muitas expectativas, e acabei me surpreendendo, gostei bastante do drama, mas ele seria muito melhor se tivesse uma protagonista feminina de peso, pois aguentar a Ah Ro o drama inteiro não foi fácil, de resto achei o drama bem interessante, acredito que foi porque minhas expectativas estava bem abaixo kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor coisa é quando não criamos expectativas né?! Isso! Se a protagonista fosse mais marcante, ele teria sido um dorama muito melhor. Né?! Ela só chorava! HAUHSUAHSUA' Fico feliz que tenha curtido. Obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  2. Oi pessoal. Não criei expectativas, então estou adorando. Amo o Park Hyung Sik, acho ele um ótimo ator e cantor. Ah Ro como atriz não eras, principalmente como protagonista, não tem emoção e não convence como atriz. Estou assistindo ainda é li os spoilers, porque sou muito curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele. ^^ Ah, então você fez bem. Eu criei expectativa e as coisas não deram certo. hahaha' Hyung Sik é maravilhoso demais, tanto como ator quanto cantor. A personagem dela aqui me deu nos nervos, já em Black achei melhor a atuação da moça. Quando terminar o dorama, me diz o que achou. (:

      Excluir
  3. Casino Slot Machines - Airjordan2 Retro
    The where to order air jordan 18 retro game has some of the best sound of all time with an intense 스핀토토 sense of scale that makes it one of air jordan 18 retro men blue cheap the best video game systems. All 슬롯 꽁 머니 the air jordan 18 retro racer blue players

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo