Radio Romance [K-Drama]


Toda temporada tem aquele clichê cheio de simplicidade que consegue de maneira inesperada cativar alguns dorameiros de plantão. Não sei se vocês curtiram este dorama, e já os convido para opinar sobre, quanto a mim, posso dizer que este título foi aquela água com açúcar da temporada e justamente por isto gostei dele. 


Sinopse: Song Geu Rim, após viver toda sua infância ouvindo rádio por conta de sua mãe cega, tem isso como inspiração para decidir se tornar uma roteirista de programas de rádio, apesar de não ter quaisquer talentos para isso. Depois de muito esforço para conseguir um trabalho em uma rádio, ela tem que enfrentar o problema de ter seu programa cancelado. E é nesse momento que entra em cena o famoso ator Ji Soo Ho, que tem um sério problema em falar qualquer coisa que não tenha sido roteirizada por ele. Ambos se vêem obrigados a terem que conviver e trabalhar juntos por duas horas durantes suas transmissões ao vivo. Seria possível um romance em uma estação de rádio acontecer?
Gênero: Romance, Negócios, Comédia
Nº de Episódios: 16
Ano: 2018
Onde Encontrar:Viki (online), Kingdom Fansubs (download/online)

- Enredo: A gente já viu mas vê de novo.

A trama de Radio Romance conta a história de Song Geu Rim, uma jovem sonhadora que cresceu ouvindo o rádio com sua mãe cega e desde então, decidiu que um dia se tornaria escritora de rádio. Com o passar dos anos, Geu Rim consegue se tornar escritora em uma estação de rádio, entretanto, não consegue se tornar a escritora principal e assume a vaga de escritora assistente. Mesmo com as dificuldades que enfrenta, incluindo o constante desmerecimento de sua escrita pois ela não escreve bem, Geu Rim não perde as esperanças e acredita que um dia escreverá tão bem que conseguirá o lugar de escritora principal em um dos programas da rádio. Eis que surge uma oportunidade valiosa, um produtor chamado Lee Kang retorna ao país após uma temporada na Índia e assume a liderança de um novo programa musical, ele propõe à Song Geu Rim a vaga de escritora principal desde que ela consiga um DJ para o programa, e este DJ tem que ser o famoso ator Ji Soo Ho. Como Geu Rim é determinada e sempre se esforça para alcançar seu maior objetivo profissional, decide ir atrás desse ator para tentar convencê-lo a participar do programa. Ji Soo Ho é um ator famoso que aparenta ser arrogante, mas que na verdade esconde um lado solitário, incluindo verdades sobre sua família que é conhecida na mídia como uma família modelo. Assim que se encontram, Soo Ho demonstra que reconhece Geu Rim de algum lugar, porém a moça não parece lembrar e o trata como se nunca o tivesse visto. Entre tentativas desesperadas para conseguir transformá-lo em seu DJ de rádio, Geu Rim aceita um contrato um tanto quanto escravo e eles começam a trabalhar juntos, e este seria o início de um romance na rádio.
O enredo é um daqueles clichês com mocinho ator famoso aparentemente arrogante, e uma prota decidida e calorosa, do tipo que se esforça com alegria em busca do que quer, e claro, eles formam um casal fofo que precisará lidar contra alguns empecilhos no romance. Além disso, ainda tem-se secundários que trazem desdobramentos comuns para o desenrolar do enredo, aquele costumeiro triângulo amoroso desnecessário, uma dose de bromance, mãe megera, personagem extra quase vilã e amigos que podem ser da onça ou não. Como podem perceber, os elementos da trama são bem corriqueiros de doramas de comédia romântica, mas justamente por ser tão água com açúcar e leve, Radio Romance me conquistou e tornou minhas semanas melhores. Então, fãs de clichês, tramas bem leves sem grandes reviravoltas, deveriam dar uma chance a este título.

- Personagens

Ji Soo Ho (Yoon Doo Joon - HIGHLIGHT): Quis colocar num potinho e proteger do mal! <3

Ji Soo Ho é um ator em ascensão, filho da CEO Nam, a qual é dona da empresa em que trabalha e que ao lado de seu pai, forma uma família ideal, tida como modelo para a nação. Soo Ho inicialmente parecia ser apenas um daqueles personagens arrogantes, filhinhos de papai que falam o que pensam, o tipo de prota que se acha por possuir família influente e ser famoso, MAS ele na verdade é muito mais que isso. Não precisa de muitos episódios para entendermos melhor o personagem, após alguns desdobramentos iniciais já se torna notório que Soo Ho possui cicatrizes profundas por ter vivido uma farsa familiar a vida inteira e por causa de um acontecimento específico que lhe deixou um trauma. Além disso, um amigo e médico particular está sempre dizendo que ele precisa de ajuda, e posteriormente se torna claro que o personagem tem depressão e dificuldades de expressar seus sentimentos, principalmente de mostrar seu lado verdadeiro.
Soo Ho viveu anos mentindo até para si mesmo, fingindo viver numa família feliz e compreensiva, atuando em vários papéis e isso contribuiu para que ele se tornasse cada vez mais fechado, ao ponto de seus sorrisos serem sempre falsos, mesmo quando ele estava machucado, apenas sorria. É um personagem que me comoveu muito, eu me identifiquei com ele e com sua incapacidade de colocar para fora as tristezas, as dores que lhe faziam mal, eu simplesmente, senti uma vontade louca de pegar esse personagem, proteger e colocar num potinho para que jamais voltassem a lhe fazer mal. O melhor da trama é justamente poder conferir o amadurecimento do Soo Ho, bem como, a sua descoberta de si mesmo, a descoberta sobre suas próprias emoções e como lidar com elas, além de descobrir como superar seu antigo trauma. Posso afirmar que a abordagem do protagonista e o fato dele ser interpretado tão maravilhosamente bem pelo Doo Jon (que desde Let's Eat e Splash Splash Love demonstra talento na atuação) foram os pontos que me fizeram gostar tanto do dorama.

Song Geu Rim (Kim So Hyun): Eu quero ser escritora!

Song Geu Rim cresceu ouvindo rádio com sua mãe e desde então, sonha em se tornar escritora principal de um programa do tipo, o problema é que a moça não escreve bem e é constantemente diminuída por sua escritora chefe. Mesmo com essa dificuldade, a mocinha não desiste e acredita que um dia conseguirá alcançar seu objetivo, enquanto isso, trabalha como escritora assistente, também se responsabilizando por manter na linha o DJ da rádio e conseguir convidados para o programa. Quando o produtor Lee Kang retorna à Coreia do Sul e fica encarregado de formar uma equipe para um novo programa de rádio, contata a Geu Rim e lhe faz uma proposta, se ela conseguir fazer do grande ator Ji Soo Ho o DJ do programa, ela será a escritora principal do mesmo. Como a mocinha é determinada, simplesmente embarca na missão de fazer Soo Ho aceitar o convite de DJ e para isso, ela é capaz de fazer tudo que ele quiser, não poupando esforços para convencê-lo.
Geu Rim é aquela mocinha clichê, carismática, meiga e calorosa, além de ser incrivelmente determinada, e este é o ponto mais admirável na personagem, ela não desiste de seu sonho mesmo que duvidem da habilidade dela, a mocinha continua percorrendo o caminho que levará ao seu objetivo. Uma prota que consegue cativar quem assiste o dorama justamente por ser tão determinada e amar verdadeiramente sua profissão, ela é apaixonada pela escrita e sente-se realizada em poder transmitir seus sentimentos através de meras palavras, simplesmente encantadora né?! So Hyun é uma das atrizes que mais admiro, mesmo sendo jovem já tem uma longa bagagem de trabalhos nas costas (School 2015, I Hear your Voice, Pure Love, Ruler - em breve resenha!) e nunca desaponta, talento ela tem de sobra.

Lee Kang (Yoon Park): Namastê!

Lee Kang é um produtor louco e coloquem louco nisso! Haha' Ele passou uma temporada na Índia após causar alguns desentendimentos com seus superiores, e quando retorna fica encarregado de criar um novo programa de rádio. Ele já conhecia a Song Geu Rim e mesmo muitos não acreditando no trabalho dela como escritora, ele decide dar-lhe uma chance com a condição de que Ji Soo Ho seja DJ do programa. Quando o mesmo aceita, eles começam a passar muito tempo juntos e aos poucos torna-se visível para o telespectador que ele tem outros tipos de sentimentos pela mocinha. Apesar dele ser cotado como provável forever alone e eu gostar do jeito divertido e um tanto quanto louco do personagem, não me senti abalada por ele a ponto de shippar errado. Mas, admito que fiquei encantada com o quanto ele acreditava na Song Geu Rim como escritora, a apoiava e ajudava a melhorar, a buscar seu sonho de ser escritora principal.
Kang é aquele personagem carismático que torna a trama mais divertida e fluida, mas que sabemos desde o início, está ali só para ser adicional mesmo, além de que, ele também ama seu trabalho e nos mostra o verdadeiro significado por trás de uma rádio, de um programa que busca através de palavras tornar os dias das pessoas que o ouvem melhores. Yoon Park estava excelente atuando, como sempre né?! Só confesso que essa barbinha foi o cúmulo do absurdo, mas como a proposta do personagem era essa, acabei aceitando mesmo. Quem quiser conferir outros trabalhos do moço, recomendo Please, Come Back MisterIntroverted Boss.

Temos muitos personagens secundários que auxiliam na trama e fazem surgir alguns desdobramentos. Dentre eles posso citar aqui a mãe do Soo Ho, a CEO Nam Joo Ha (Oh Hyun Kyung), que me causou uns ataques de raiva principalmente por enxergar seu filho como meio de ganhar dinheiro. Me irritei com o modo como ela tratava o Soo Ho e como controlava a vida dele em todos os aspectos possíveis, sem nem assumir a responsabilidade pela desordem emocional do filho que foi causada principalmente por causa dela e do marido. Uma daquelas mães doramáticas que demoram muito para perceber o valor do filho que tem, eu simplesmente quis dar umas chacoalhadas nela pra ver se ela acordava e tratava o meu querido Soo Ho devidamente.
O pai do Soo Ho, Ji Yoon Seok (Kim Byung Se) é um embuste, vive tendo casos e mais casos com mulheres mais jovens, e é totalmente dependente do dinheiro da esposa, sendo que esse dinheiro dela advém do Soo Ho. Perceberam a bagunça familiar né?! Yoon Seok não assume a responsabilidade de chefe da família, muito menos assume seus erros, sempre pedindo para o filho apaziguar os conflitos com a esposa, aí sobra para o Soo Ho ter que lidar com tudo. Eita pai inútil, af.

Oh Jin Soo (Ji Il Joo) é o manager do Soo Ho e conta todos os passos dele para a CEO Nam. No início eu achava que este personagem era um tipo de pessoa, mas inesperadamente, ele me surpreendeu positivamente e mostrou que tinha caráter. Ele trabalha há muitos anos com o Soo Ho já que desde jovem o prota é ator, e além dele, mantém contato com a aspirante à atriz Jin Tae Ri (Yura- Girl's Day) que tenta de tudo, de tudo meesmo para conseguir alcançar a fama. Ela conhece o Soo Ho e Jin Soo há anos, e também a CEO Nam, e por saber o que não deveria tenta usar isso à seu favor. Uma personagem chatinha que não tem uma função clara, mas mesmo assim de um jeito ou de outro se torna necessária.

Jason (Kwak Dong Yeon) é um médico amigo do Soo Ho, mora na mesma casa que ele e tenta ajudá-lo a lidar com sua depressão. O personagem me encantou muito no início e lá para a metade da trama me fez sentir que eu era trouxa, e somente no fim entendi quem ele era verdadeiramente e suas reais intenções. Para saberem em detalhes terão que conferir o dorama. Haha'

Por fim, preciso comentar da escritora Ra Ra Hee (Kim Hye Eun) que consegue ser uma chata e ainda por cima, desfaz do trabalho da Geu Rim. Poxa, fiquei mega chateada com ela porque se a Geu Rim não escrevia bem, Ra Hee como escritora principal deveria tentar ajudá-la a melhorar e não diminuí-la cada vez mais. Mas enfim, como ela acaba divertindo quando está em cena com o ex-marido, a gente releva, engole a criatura e segue em frente.

- Romance: "Um sentimento que surge na rádio."

Como eu disse, Song Geu Rim decide ir atrás do grande ator Ji Soo Ho por causa da proposta feita pelo Lee Kang e como ela almeja tornar-se uma escritora principal em programa de rádio, não pensa duas vezes e vai atrás do rapaz. Ela não imaginava que seria tão difícil convencer o moço a ser seu DJ e quando finalmente consegue tem que seguir um contrato muito vantajoso para ele, o que a moça não sabia era que Soo Ho a reconhecera pois eles já se conheciam. Geu Rim não lembra disso e como o objetivo era fazê-lo DJ não se importa de seguir as regras estabelecidas no contrato que eles fizeram, além de que, no início nem o próprio Soo Ho dá o devido valor à rádio e aos roteiros do programa escritos pela Geu Rim.
Aos poucos os dois vão se aproximando e Soo Ho começa a perceber o valor de um programa de rádio e como palavras simples mas sinceras transformadas em um roteiro tocam profundamente os sentimentos de quem as ouve. À medida que ele vai conhecendo o verdadeiro valor da rádio, Geu Rim começa a melhorar suas habilidades na escrita justamente por viver experiências que lhe trazem histórias para compartilhar.

Os dois começam a desenvolver uma amizade e aos poucos, bem gradativamente mesmo, vão se apaixonando, compartilhando de tudo. O mais bonito da relação desses protagonistas é a maneira como Geu Rim começa a ajudar o Soo Ho que sofrera tanto tempo com a depressão. O personagem não conseguia colocar seus sentimentos para fora, nem mesmo chorar quando estava triste, sempre disfarçando a dor com um sorriso, mas Geu Rim consegue fazê-lo libertar suas emoções mais profundas aos poucos.

Tudo que o Soo Ho precisava era de uma pessoa calorosa como a Geu Rim, capaz de derreter as barreiras que ele mesmo construiu em seu coração e que o impediam de liberar seus sentimentos. E quando, finalmente, ele começa a descarregar tudo que estava preso dentro de si, começamos a conhecer o verdadeiro Soo Ho e encantar-se ainda mais por ele. Além de que, o casal se firma e decide juntos seguir em frente, mesmo quando os obstáculos surgem diante deles, eles não desistem de seu romance e apenas apoiam-se um no outro para continuar caminhando juntos.

Eu amei o casal justamente por isto, por não deixarem se abalar quando todos pareciam estar contra o romance deles, por se apoiarem um no outro em todos os momentos tanto felizes quanto tristes, e por serem tão fofinhos juntos. A química entre Doo Joon e So Hyun foi bem "simples", os beijos deixaram um pouco a desejar, mas considerando a idade da So Hyun não esperava que fosse diferente. No geral, este é um casal bem fofo e até divertido porque Soo Ho com ciúmes é uma coisinha linda de se ver. Haha' *-*

- Considerações Finais

 Jo Ae Ran (Kim Ye Ryung): Uma mãe amorzinho.

Eu gostei muito da mãe da Geu Rim e achei uma pena a personagem não ter muito destaque, sendo que em grande parte da trama ficava ausente supostamente na casa de uma irmã. Eu entendi que a proposta principal do dorama era o romance dos protas e como a Geu Rim ajudaria o Soo Ho a superar suas dificuldades, porém uma personagem tão significativa já que ela foi a responsável por fazer nascer o sonho de escritora de rádio na filha merecia ser mais aproveitada.

Nam Da Reum - Olha ele de novo!

Da Reum é um dos jovens atores que prometem aparecer muito no futuro e, cá entre nós, talento não falta no menino né?! Amei revê-lo aqui (anteriormente ele representou o Lee Jong Suk jovem em While You Were Sleeping) interpretando tão bem o Soo Ho quando jovem e torço para que ele cresça mais e mais como ator, afinal ele merece.

Bromance & Triângulo amoroso

Ao assistir Radio Romance fica bem notório que o objetivo era fazer de Lee Kang e Soo Ho um daqueles bromances que conquistam o telespectador. Os dois compartilham alguns momentos até divertidos por causa do ciúme do Soo Ho, e no fim acabam mesmo demonstrando que construíram uma amizade, porém faltou um desenvolvimento melhor desta relação, do contrário, seria um bromance bem digno.
Além de que, aquela velha mania de querer colocar triângulo amoroso na história estragou a situação, eu mesma não curti e achei forçado. No geral, temos um bromance leve até legal de se ver e uma disputa pela mocinha daquele modo bem clichê, mas pouco interessante, nem dá tempo de ficar em dúvida ou shippar errado. O lado bom é que não prolongam esse triângulo por muito tempo, nem ficam forçando dramalhão pelo fato do Kang ficar segurando vela, ainda bem. Só por isso dou uns pontinhos adicionais ao enredo.

- Último episódio: Acabou mesmo.

O final me agradou uns 80%, só não gostei de duas coisinhas que comentarei abaixo então só leiam se não ligam para spoiler ou se já assistiram ao dorama. Tirando os dois pontos que eu não gostei, o resto me agradou, não tivemos aquele final que deixa algumas coisas em aberto parecendo que não foi o fim, neste dorama é o fim mesmo e ele foi bem redondinho. Gostei principalmente do final dos protagonistas, dos casais secundários que se formaram e da CEO Nam tomar vergonha na cara.

SPOILER: Só não gostei do fim dado ao personagem do Lee Kang. Tá. Ele foi repreendido por gritar com seus superiores e mandaram ele embora para trabalhar no Tibete. Ok. Aí passa um tempo e vão mostrar o que aconteceu com todos uns x meses depois, e o Kang continuou lá, poxa, eu queria que ele tivesse voltado e não que ficasse esquecido no churrasco. Porém, o pior pra mim foi o Jason ter simplesmente sumido. Eu entendo que o Soo Ho ficou chateadão e magoado com o que o médico fez e não tiro a razão do prota não, ele tinha mesmo todo o direito de ficar com raiva e mandá-lo sair de sua casa. MAS, eu esperava que eles se reencontrassem meses depois e voltassem a ser amigos, queria que o Jason fosse perdoado porque, no fim, ele realmente gostava do Soo como um amigo. Não gostei de como Kang e Jason foram jogados no esquecimento, queria fins melhores para eles.  Está aqui os 20% que não me agradaram nesse final. FIM DE SPOILER

- OST: Meu NCT U

Enfim, me contem nos comentários o que acharam deste clichêzão água com açúcar, abaixo deixo a OST do dorama com meu querido NCT U cantando lindamente. Até a próxima resenha, pessoas! :*

Radio Romance - NCT U <3



Bygone Days - Migyo - Essa faixa é uma fofura! *-*



5 comentários:

  1. eu ainda não tive interesse em assistir esse dorama, pois tem outros na fila
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian ^^
      Ah que pena, eu gostei bastante dele por ser um clichê com ótimas mensagens, mas entendo perfeitamente sua situação, é muito dorama pra pouco tempo livre. hehe' Obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aaa já tava querendo assistir esse dorama, porque minha irmã já assistiu e fala super bem dele e agora que li sua resenha (menos o spoiler) tô doida pra assistir kk.
    https://mundinholpg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, eu gostei bastante desse dorama e recomendo, é um clichê bem gostosinho de ver. Quando assistir comenta comigo o que achou. ^^

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo