Save Me [K-Drama]


A resenha de hoje é sobre um dos doramas mais originais já produzidos! Sério galera, se vocês curtem tramas que fogem totalmente dos clichês, deveriam ir correndo iniciar este aqui porque um título tão bom merece ser visto por todos. Para o terror da sociedade tradicional que prefere deixar os tabus escondidinhos nas gavetas do armário, Save Me simplesmente expôs muitos deles, e claro, justamente por isto merece atenção e respeito!


Sinopse: Uma menina é cercada por pessoas suspeitas e sussurra em meio ao silêncio, "Salve-me!" Em um beco escuro do bairro, e um casal de jovens desempregados escutam seus pedidos de socorro e correm ao seu resgate. Eles descobrem que ela está presa em algum tipo de culto pseudo-religioso e tentam ajudá-la, mas o que se segue é uma sequência de horríveis eventos cheios de tensão que nos fazem pensar mais sobre a ciência da psique humana.
Gênero: Ação, Drama, Mistério, Suspense, Thriller
Nº de Episódios: 16
Ano: 2017
Onde Encontrar: Kingdom Fansub (download/online), Fighting Fansub (download/online), DramaFever (online)

- Enredo Original!

O enredo de Save Me conta a história de uma família composta por quatro membros, o pai Im Joo Ho, a mãe Kim Bo Eun, e filhos Im Sang Mi e Im Sang Jin que por circunstâncias financeiras precisam mudar-se e acabam indo parar numa cidade do interior, Muji. Nesta cidade, a família pensa que conseguirá se reerguer e viver confortavelmente, superando problemas anteriores, não apenas financeiros mas também outros que envolve um dos filhos. Assim que chegam na cidade conhecem um grupo de pessoas religiosas que os convidam para conhecer seu Pai Espiritual, modo como chamam o que pra nós seria como, por exemplo, um pastor. A igreja e pessoas que fazem parte deste círculo religioso moram em uma localização montanhosa da cidade num local chamado de Guseonwon, no qual são pregadas as palavras e ensinamentos de Deus, todos são amigáveis e dão uma incrível força financeira e emocional para a família, demonstrando uma bondade e amor para com o próximo. Os dois filhos da família, Sang Mi e Sang Jin começam a frequentar a nova escola e desde o início, sofrem um certo preconceito por serem da cidade grande Seul, principalmente o Sang Jin que torna-se alvo de bullying escolar, e a partir daí, um evento inesperado e traumatizante, mudaria a vida desta família drasticamente. Após este acontecimento, a família começa a se desestruturar, a mãe da Sang Mi simplesmente desaba emocionalmente, perdendo a noção da realidade tamanha a dor que está sentindo. Sang Mi tenta manter-se forte para poder cuidar de sua mãe, seu pai chega até a pensar em vingança, em contrapartida, o grupo de pessoas de Guseonwon aproxima-se da família, fazendo de tudo para ajudá-la emocionalmente a se reerguer. E aí, queridos dorameiros, o dorama começa a mostrar sua originalidade. Colocando em termos mais detalhistas, ao sofrer bullying na escola, o irmão da Sang Mi, o Sang Jin decide desistir da própria vida, o que abala a família de uma maneira profunda. NÃO é spoiler, galera! Isso acontece no primeiro episódio viu?! Pois bem, Sang Mi até pede ajuda a um grupo de estudantes locais, um quarteto formado pelo Sang Hwan, Man Hee, Jung Hoon e Dong Cheol, mas apenas um se dispõe a ajudar seu irmão, porém isso não é o bastante para impedir a tragédia. Após esse acontecimento e um outro consequente deste, Dong Cheol é preso e Sang Hwan que é filho do governador, decide pedir ajuda ao pai para ajudar o amigo. Em contrapartida, o grupo de Guseonwon cerca a família da Sang Mi transmitindo as palavras do Senhor e confortando-os, o que cada vez mais assusta a moça pois ela não deixa de perceber certa estranheza nestes religiosos fervorosos. Então, Dong Cheol é condenado a três anos de prisão, o pai do Sang Hwan é eleito governador do local, Sang Hwan vai para Seul estudar direito, e a família da Sang Mi passa a morar em Guseonwon, ordem de seu pai que começa a seguir fervorosamente a religião e acha que o melhor tratamento para a esposa é ser cercada de pessoas que falem sobre Deus e orem por eles. 

***

3 anos depois, Sang Mi, seu pai e mãe estão vivendo em Guseonwon, enquanto que Joo Ho acredita cegamente em sua mais nova religião, inclusive nas pessoas do centro religioso, Sang Mi só pensa em cuidar de sua mãe que está mentalmente instável, ao mesmo tempo em que tenta agir normalmente sendo que não acredita nestas pessoas que se demonstram tão gentis. Sang Mi é uma prota muito esperta e desde o início percebeu quem eram verdadeiramente essas pessoas, porém mesmo avisando ao pai, ele não acreditou e por causa de sua mãe, não pode simplesmente fugir do local. Então, ela tenta viver como se realmente acreditasse em toda a pregação religiosa, até que em um inesperado reencontro, ela pede por ajuda uma última vez. Sang Mi reencontra Sang Hwan quando ele está na cidade a passeio e o rapaz, devido a situação em que se encontravam acha estranho o jeito dela agir, então ele decide investigar. Em meio a investigação do Sang Hwan para saber por qual motivo Sang Mi pediria ajuda, Dong Cheol é liberado da cadeia e retorna à cidade, ambos se encontram e precisam resolver mágoas passadas, que são superadas e posteriormente se tornam uma motivação para tentar ajudar a Sang Mi. Os garotos começam a perceber que o Centro Religioso de Guseonwon é mais do que aparenta ser, bem como as pessoas que compõem o grupo de pregadores do local, tanto os apóstolos quanto o Pai Espiritual têm muitos segredos que os garotos decidem expôr.

- Quebrando Tabus! De Guseonwon, quero distância!

Save Me nos traz uma abordagem interessante e reflexiva, afinal aborda temas que são vistos como certos tabus, não apenas na Coreia do Sul, mas em vários locais do mundo, inclusive, de certo modo, em nosso próprio país. Temos um retrato de fanatismo religioso, quando pessoas começam a pregar em nome do Senhor sendo que estão na verdade aproveitando-se da fragilidade de outros para conseguir ganhos financeiros.
Como o próprio Pai Espiritual, o Baek Jung Ki, que constrói seu Centro Religioso Guseonwon com o dinheiro de fiéis, além de fingir certas habilidades que não têm, porém vale ressaltar que em certo momento, podemos conferir o personagem à beira da insanidade, pois de tanto fingir ser algo mais do que mero humano, acabou realmente acreditando nisso. Além de que, o mesmo ainda é alvo de outro assunto polêmico, cultura de estupro, pois mesmo não demonstrando diretamente isto, ficou bem claro ao juntar as entrelinhas de que o cara aproveita-se de sua posição para conseguir certas moças, inclusive em certa cena acaricia as pernas da Sang Mi deixando notoriamente registrado, sua canalhice. Senti muito nojo desse homem nesse momento! Outro exemplo, em certo momento da trama, conhecemos uma história do passado dele, na qual a filha de uma apóstola é cotada para se tornar a Mãe Espiritual, ele diz que isto é um plano Superior, o qual ele ouviu e aceitou de bom grado. Sendo que na verdade o intuito é poder ter a moça como sua mulher, e em consequência disso, a garota prefere cometer suicídio pois até mesmo sua mãe não enxerga os verdadeiros planos dele. O cara era um louco e em muitos momentos me matou de raiva, mas tenho que deixar frisado que a atuação do Jo Sung Ha foi maravilhosa, realmente convincente, a ponto de me fazer detestar ainda mais o personagem.
Outro que me matou de raiva, na verdade até mais do que o Pai Espiritual, foi o Apóstolo Jo. Jo Wan Tae (Jo Jae Yun) é um dos apóstolos fiéis e faz parte do grupo principal que acompanha o Jung Ki e cuida do bem-estar dele e de Guseonwon. Este era outro lixo humano, também usava de sua posição para conseguir certas regalias, como dinheiro, chegando a subornar até mesmo a polícia, e claro, conseguir relações íntimas com mulheres. Além de manter seu irmão mudo Jo Wan Duk (Son Sang Kyung) como um dependente emocional dele, fazendo-o cometer crimes junto com ele, tornando-o cúmplice, inclusive escondendo crimes graves como assassinato. A relação era abusiva e foi notório que Wan Duk era totalmente dependente psicologicamente do irmão, em nenhum momento tentou desafiá-lo sendo completamente submisso todo o tempo. Odiei o Apóstolo Jo, era um mentiroso, nojento e assassino!
Outra que me deu nos nervos tamanha a cegueira foi a Apóstola Kang Eun Shil (Park Ji Young). Ela é praticamente o braço direito do Pai Espiritual, e acredita cegamente em tudo o que ele diz, chegando até mesmo a permitir que sua filha se tornasse a Mãe Espiritual e isto fez com que ela a perdesse. A menina não aguenta toda a situação, preferindo morrer a ter que se entregar a um homem, o pior, com a permissão de sua mãe. Apóstola Kang demonstrou o quanto uma pessoa pode perder a noção do que é certo e errado, ela cometeu inúmeros erros, todos em nome do que acreditava ser certo, ela acreditava loucamente que o demônio poderia se apossar de pessoas e fazê-las cometer erros inadmissíveis e por este motivo, ela deveria purificar as pessoas. Um retrato do quanto alguém pode perder a noção em nome de uma fé cega!
Além de tudo isso, ainda podemos conferir um retrato de abuso de poder e corrupção, como exemplo, o pai do Sang Hwan, o governador Han Yong Min (Son Byung Ho) que abusa de sua posição inúmeras vezes para conseguir o que quer. Ao lado de sua secretária, Lee Ji Hee (Kang Kyung Hun) suborna um policial local chamado Lee Kang Soo (Jang Hyuk Jin) para fazer certos trabalhinhos para eles. Todos os três foram personagens detestáveis, mas para mim dentre esses três, o mais detestável foi o governador, o qual fazia cara de bom moço para os habitantes da cidade, sendo que na verdade, só queria o dinheiro e posição que o cargo lhe proporcionava. Além disso, ainda demonstrava ser todo preocupado com sua esposa, a mãe do Sang Hwan que estivera doente em um tipo de coma, apenas para conseguir compaixão e respeito de seus eleitores, aparentando ser um marido e pai amável, decente e carinhoso, sendo que na verdade era tudo mentira! Fingimento era com esse aqui!

- Diferencial marcante: Prota independente e forte!!

Nossa protagonista é uma jovem chamada Im Sang Mi (Seo Ye Ji), uma jovem tranquila, que sempre está prestando atenção ao irmão mais velho, e também à sua família, a qual ama de todo o coração. Com a mudança para Muji, e logo depois a morte de seu irmão Sang Jin, Sang Mi assume a responsabilidade de cuidar de sua mãe que está terrivelmente abalada. Além disso, em certo momento consola também o pai. Em meio a dor, seu pai começa a acreditar cegamente nos pregadores de Guseonwon, o que assusta a Sang Mi que desde o início desconfiara deles e de suas intenções, justamente por conta do Pai Espiritual que a tocou indevidamente em certo momento. Infelizmente, a família por ordem do pai se muda para o Centro Religioso e acaba vivendo sua vida em função do culto, assim como outros fiéis que frequentam o local. Sang Mi começa a descobrir os podres do local, bem como acaba sendo testemunha de certos acontecimentos infelizes e traumatizantes, porém ela não vê escapatória e por bem de sua mãe, decide permanecer em Guseonwon.
Mas o reencontro com o Sang Hwan a faz pedir socorro como sua última tentativa de escapar daquele lugar já que seu próprio pai ficou cego e simplesmente abandonou a razão, tornando-a refém dele e dessas pessoas loucas. Sang Mi enfrentou diversos momentos difíceis, desesperadores, assustadores e traumatizantes, tudo que essa garota passou em Guseonwon seria capaz de despedaçar qualquer ser humano, mas a prota aqui foi incrivelmente forte emocionalmente, acreditando que um dia seria capaz de escapar daquele lugar e voltar a ter uma vida feliz com sua mãe. Eu realmente fiquei impressionada com a força desta mocinha, sério, não seria qualquer um que conseguiria passar por tudo que ela passou, tanta loucura, e ainda manter a sanidade, esperança e fé em dias melhores. Sang Mi foi ADMIRÁVEL, tornando-se uma das protas mais memoráveis deste ano! A atriz, Ye Ji mais uma vez me agradou com sua atuação, desde Last e Moorim School gosto da moça, mas aqui em Save Me ela pôde demonstrar seu total potencial, e que potencial!!

- Os Quatro Amigos!

Han Sang Hwan (TaecYeon - 2PM)

O Sang Hwan é filho do governador e ao contrário do pai, é extremamente correto, apesar de que o jovem aqui acha que seu pai é gente boa, bom governador e que realmente se preocupa com os cidadãos. Quando Sang Mi pede ajuda para salvar seu irmão na escola, quando ele está sendo alvo de bullying, Sang Hwan nega opor ouvir o conselho do pai que acabara de dizê-lo para se comportar já que ele é filho do candidato a governador e a época de eleições está chegando. Com isso, o irmão da Sang Mi falece e posteriormente, Dong Cheol é preso, o que estremece de certa forma a amizade entre os dois. Três anos depois, eles se reencontram, lidam com as mágoas e decidem ajudar a Sang Mi, em certo momento, Sang Hwan literalmente enfrenta os loucos de Guseonwon, porém depois acaba percebendo que lidar com este culto será mais difícil do que imaginou.
Então, ele e seus outros amigos decidem montar um plano para destruir totalmente este culto que se aproveita da fé das pessoas. Sang Hwan foi um protagonista bem comum, tinha suas qualidades como sinceridade e lealdade, porém sinceramente, foi ofuscado por outro personagem - mencionarei abaixo! - e isso meio que prejudicou o protagonismo dele. Mas enfim, no geral o bom moço aqui conseguiu conquistar meu afeto principalmente devido à sua preocupação e cuidado para com sua mãe, um verdadeiro amor admirável, de certo modo, ele teve sua função na trama e merece reconhecimento. Taecyeon mais uma vez demonstrou seu lado ator, mas confesso que prefiro o personagem dele em Let's Fight Ghost - querem resenha deste dorama? Se sim, comentem abaixo pedindo!

Seok Dong Cheol (Woo Do Hwan)

Quem roubou a cena mesmo foi o Dong Cheol, vamos admitir!! Sério gente, eu AMEI este personagem e este ator, ele ganhou meu coração, admiração e respeito! Dong Cheol, ao contrário do Sang Hwan é de origem humilde, filho de um bêbado e que mora com a avó, sua única família realmente próxima. É ele quem desde o início socorre a Sang Mi quando ela mais precisa, chegando até a tentar ajudar o irmão dela mas incapaz de impedir a tragédia, a qual posteriormente o faria estar presente em outro acontecimento chocante.
Ele é condenado a 3 anos de prisão pois a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco né?! E só quando retorna à cidade, após todo este tempo, é que reencontra o Sang Hwan. Quando os dois se unem novamente, junto também dos outros dois amigos, começam a investigar Guseonwon, o culto religioso, e as pessoas que fazem parte dele, e foi aí, meu povo, que esse menino brilhou. AMEI o modo como o personagem aparentava ser um mero delinquente mas na verdade, era mais humano, sensato e bom que muitos outros personagens que pregavam o amor.
Dong Cheol foi inteligente, astuto e determinado, eu poderia continuar listando inúmeros elogios, mas estes resumem perfeitamente o rapaz. Sério, fiquem de olho neste menino porque ele é simplesmente... incrível. Além de que, a beleza do Dong Cheol é tão tipicamente tradicional coreana que eu realmente me encantei por ele, o ator além de ter seu charme e beleza, ainda atua maravilhosamente bem, é um pacote completo!

Woo Jung Hoon (David Lee) & Choi Man Hee (Ha Hoe Jung)

Os outros dois que compõem este quarteto salvador são o Jung Hoon e o Man Hee. Estes aqui não tiveram Aquele destaque em comparação aos demais, porém conseguiram seu espaço e função na trama. Foram um suporte alavancador do Sang Hwan, Dong Cheol e Sang Mi, sendo pau para toda obra, quer fosse como motorista, quebra-galho, apoio psicológico, até mesmo físico, saco de pancada por motivos de força maior, foram de tudo meesmo. Provaram que ser amigo é estar em todas as horas, dispostos a ajudar de todas as formas possíveis, comprovaram o que uma amizade verdadeira é!


- Família da Sang Mi

Eu não poderia deixar de comentar mais a fundo a família da Sang Mi, afinal eles têm grande destaque e significância para o desenrolar do enredo. Primeiro, o irmão dela Im Sang Jin (Jang Yoo Sang), o qual teve vital importância no desenrolar dos fatos da trama. O rapaz é bem tranquilo e tem certa deficiência física, anda com dificuldade e desde sua chegada à escola começa a sofrer com o preconceito e brincadeiras de certos alunos. Ficou evidente que Sang Jin já sofrera bullying anteriormente na antiga escola e por causa deste fato, com medo de que tudo se repetisse, ele decide desistir de vez da vida, deixando sua família desamparada. Mesmo no curto tempo em que esteve presente, demonstrou uma linda relação com sua irmã, Sang Mi tinha muito cuidado e amor para com seu irmão e foi realmente uma pena ver o que aconteceu com ele. O rapaz protagonizou uma das cenas mais marcantes da trama!
Kim Bo Eun (Yoon Yoo Sun) demonstrou como uma mãe pode perder-se em sua própria dor após a morte de um filho, chegando até mesmo a perder a razão. Bo Eun esqueceu de sua outra filha, concentrou-se na dor que estava sentindo e não enxergava mais saída para sua situação, tudo que ela queria era ver seu filho novamente, queria estar com ele mais uma vez. Isso realmente me tocou pois imagine quão doloroso deve ser para um pai perder seu filho, Bo Eun nem sequer conseguia encontrar forças para seguir em frente ao lado de sua outra filha, pois estava totalmente devastada. A atriz Yoo Sun me emocionou inúmeras vezes tamanha a sua perfeição nas cenas, eu sentia a dor dela, desespero, e falta de lucidez, nem consigo descrever em palavras quão impressionada fiquei, de verdade.
O pai da Sang Mi, Im Joo Ho (Jung Hae Kyun) também me impressionou, mas em outros sentidos. Joo Ho não consegue lidar com a situação da esposa, além do fato de estar incrivelmente arrasado e triste e em meio à tudo isso, as palavras de fé da Apóstola Kang o tocam profundamente. A partir daí, acompanhamos Joo Ho perder a noção gradativamente, a única escapatória da dor que sentia foi se apegar à tudo que o culto religioso prometia, esta foi a válvula de escape dele. E justamente esta válvula o fez distanciar-se de sua família, principalmente a Sang Mi, já que por ela não acreditar no pessoal de Guseonwon, tampouco no Pai Espiritual, era vista pelo próprio pai como um empecilho para a salvação. Ele chega até mesmo a acreditar que Sang Mi está possuída, precisando de um exorcismo, o que me deixou perplexa pois ali fora o constatável momento em que ele provou a total perda da noção. Um retrato fiel de como pessoas emocionalmente instáveis podem agarrar-se completamente a algo, passando a viver em função de uma crença.

- Último Episódio: PALMAS PARA A OCN!

~Momento polêmico!!!

Em meio a tantos acontecimentos, desdobramentos intensos e reviravoltas, confesso que fiquei com medo do que o final de Save Me poderia trazer, porém também dei um voto de confiança ao mesmo por se tratar de um drama produzido pela OCN, emissora que até agora não me decepcionou no quesito finais, exemplo vivo disso foram os finais excelentes de Tunnel e Duel em breve resenha!-. Me joguei de cabeça neste final e pronto, apenas me deliciei com o incrível encerramento deste enredo, mas claro, passei algumas raivinhas, angústias, desesperos e altas emoções nos últimos dois episódios. O bom foi que tudo valeu a pena pois os fins foram justos, não apenas para os mocinhos que buscaram verdade, justiça e um novo recomeço, mas também para os vilões, que receberam seus devidos fins, é claro sem perder o toque de realidade, particularmente, posso citar o fim completamente condizente e real do pai da Sang Mi, o Joo Ho. Admito que não engoli totalmente o final dado para a Apóstola Kang, mas como o Apóstolo Jo e o Pai Espiritual receberam o que mereciam, me contive e aceitei tudo que os autores prepararam para o enceramento da trama. E sério, que final foi aquele para o Pai Espiritual?? Que cena memorável!! Temos um final realista, totalmente encaixável na nossa realidade atual, o qual tornou o dorama ainda mais memorável, um fim com chave de ouro. Podem assistir sem medo de errar!

- Extra: Ships (?)

O romance não é o foco de Save Me, apesar de ter uns certos indícios de que tanto o Sang Hwan quanto o Dong Cheol acabam gostando da mesma garota, vulgo Sang Mi. Ao contrário de alguns, se eu fosse shippar a Sang Mi com alguém, seria com o Dong Cheol porque foi ele quem fez a mair parte do trabalho "sujo" e quem realmente deveria receber todos os créditos. Sang Hwan foi bom moço e aparentava gostar da prota, mas sinceramente, não dava pra cogitar os dois juntos quando se tinha Dong Cheol sendo tão prestativo. Porém, como o drama é voltado para outros temas, romance é beeeeem excluído, o que eu gostei pois colocar um romance fofo aqui destruiria a trama por completo, não tinha nem lógica. Então fãs de romance não vão ver Save Me esperando casal amorzinho porque o dorama não é pra isso não viu?! SPOILER: Só ressalvo aqui que fiquei INDIGNADA com aquela possível insinuação da OCN, aquela do Sang Hwan e Sang Mi só sorrisos, sendo que Dong Cheol foi o verdadeiro herói naquela bagaça toda. Não aceito aquilo NÃO!!! Que palhaçada! FIM DE SPOILER

- Conclusão & OST

Save Me é um dorama que aborda temas polêmicos, considerados tabus para a sociedade atual, temas que devem sim ser abordados e discutidos, claro, sem esquecer que precisa haver tolerância e respeito entre as pessoas que têm opiniões diferentes sobre esses tabus, principalmente no caso de religião. Acredito sim que devemos seguir uma religião com a qual nos identifiquemos, como também os ensinamentos, crer em algo superior, eu mesma, acredito. Mas sempre devemos manter os olhos abertos pois há pessoas dispostas a se aproveitarem de corações fragilizados pela dor para conseguir ganhos pessoais, sejam eles financeiros ou "emocionais". O dorama discute bem isso mostrando um fanatismo religioso, pois muitos habitantes de Guseonwon realmente acreditavam cegamente em tudo que o Pai Espiritual dizia, como se ele fosse O próprio Deus em pessoa, o que não deve ser aceito.
Há sim pessoas que estão atualmente tentando transmitir os ensinamentos e palavras de deuses superiores, mensageiros que realmente querem buscar a harmonia, paz e amor entre as pessoas, independente de qualquer religião e crença, há pessoas que querem transmitir o bem e essas sim são verdadeiras. Mas infelizmente, há muitas que querem aproveitar-se desta fé, crença e religião, e cabe a sociedade ficar esperta, atenta ao que possa parecer mesmo que minimamente falso, afinal é sempre preciso manter o controle pois a fé e crença em algo não deve ultrapassar os limites. Recomendo esta trama para quem ama fugir de clichês, para quem curte um enredo totalmente original com desdobramentos surpreendentes, ritmo excelente e uma atmosfera de suspense digna de cinema! Vão logo ver Save Me e voltem aqui para comentar comigo! Abaixo segue a OST porque já escrevi demais! Hahah' :*

Hallucination - The Vane



Sand Wind - Jung Cha Sik - Acho essa música ASSUSTADORA!



13 comentários:

  1. Estava em dúvida se via ou não esse drama mais depois de ler a sua resenha me sentir motivada a ver, ainda mais que o drama é da OCN que na minha humilde opinião é umas das melhores emissoras.
    Obrigada por ter feito a resenha desse drama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não imagina quão feliz fico ao saber que minha resenha motivou alguém a ver determinado dorama, nossa, é animador! OCN tá mesmo sendo uma das melhores emissoras, os doramas dela estão cada vez melhores. Eu que agradeço seu comentário, quando finalizar o dorama retorna aqui, por favor, e conta o que achou dele, será uma prazer vê-la aqui! ^^

      Excluir
  2. Agora que vi que já tem a resenha deste dorama.... Sempre tem o cara que fica na friend zone neh? E que normalmente é o que mais merece a prota!!
    Tomara que façam mais doramas com essa protagonista.... e gostei muito do Seok Dong Cheol também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem mesmo. Acho isso sacanagem viu?! Tem outros dois doramas resenhados aqui no blog, os quais são protagonizados por esta atriz, os nomes são Moorim School e Last, confere lá depois! Ele foi encantador né?! ^^

      Excluir
  3. Como faço para ver esse dorama? Sava me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acessa um dos links que disponibilizei na intro do post em "Onde Encontrar" (Kingdom Fansubs ou Fighting Fansubs), faz um cadastro rápido através de email, e depois é só ver online ou fazer download. Se precisar de mais ajuda, pode me chamar no twitter, facebook ou instagram do blog, aí te explico passo a passo sobre o cadastro. Mas é bem simples, e sério, esse dorama é muito bom, não irá se arrepender de assisti-lo.

      Excluir
  4. Terminei de ver este drama hoje dia 30 de agosto de 2018 e digo que ele é muito bom.concordo com quase toda a matéria aí, só.nao concordo com o final , não me impressionou , parece que tudo foi muito acelerado e muito rápido a parte que envolvia o pai do Sang Hwan tinha que ter tido mais alguma emoção na captura dele, e até mesmo de ele encontrar a mãe parece que deu um pulo ali, não concordei com aquela morte do que se dizia o "todo poderoso" enfim o drama é bom mais o final na minha opinião não me impressionou, ao mesmo tempo eu estava assistindo ao Dorama Japonês Todome no Kiss que o final me deixou louco com o tanto que me impressionou e um final mais que perfeito, esperava que esse drama coreano me impressinasse igual, mais enfim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sério? Eu não achei isso do final, mas entendo seu ponto de vista sim.Às vezes ficamos com essa sensação mesmo em relação a um final, pensando desta forma, realmente poderiam ter uma emoção maior na captura do pai do prota. Gostei muito da sua opinião. E falando sobre Todome no Kiss, eu realmente preciso ver este jdrama, está na minha lista desde a época de seu lançamento acredita? Vou adiantá-lo algumas posições na lista, conferir e resenhar. Obrigada por comentar! <3

      Excluir
  5. Aonde posso assistir? Os sites Disponíbilizados por vc não estão funcionando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Netflix, e no Kingdom Fansubs é só criar um login gratuito e assistir online ou baixar

      Excluir
  6. O que aconteceu com o pai dela? Pq só lembro dele vendo o pastor pegando fogo e nao depois nao aparece mais.

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha! Concordo com tudo! Fiz uma no meu site tb e achei o seu buscando fotos boas da série. Só te digo duas coisas: Woo Do Hwan meu amor, Dong Cheol meu herói. Beijo!

    ResponderExcluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo